São Paulo – Frente à diminuição das exportações para destinos tradicionais, a Teka, indústria de roupa de cama, mesa e banho de Santa Catarina, decidiu fortalecer a promoção de seus produtos em mercados emergentes como os do Oriente Médio, África e Leste Europeu.
De acordo com o diretor de Marketing e Exportação da empresa, Marcello Stewers, com a crise financeira internacional, as vendas para as economias centrais, especialmente Estados Unidos e União Européia, se tornaram mais difíceis. Além disso, a Argentina adotou medidas protecionistas na área têxtil, exigindo licenças não automáticas para a importação de mercadorias do ramo.
Segundo ele, a busca pela ampliação dos negócios em mercados não tradicionais começou já no ano passado, quando o real sofreu forte desvalorização frente ao dólar, tornando os produtos brasileiros mais baratos no exterior. “Nosso planejamento prevê trabalhar mais para atingir nichos não tão explorados, mas nós sempre exportamos para o Oriente Médio”, afirmou o executivo, acrescentando que a empresa vende para toda a região e para 17 países da África. O volume de negócios, porém, é pequeno.
Para ampliar os embarques ao Oriente Médio e a outros destinos emergentes, a companhia pretende promover ações como visitas aos mercados e expor em feiras comerciais. Um dos objetivos é fazer com que as vendas a esses países passam a representar algo entre 8% e 10% das exportações totais da empresa.
Stewers acrescentou que as exportações ao Oriente Médio foram mais fortes no passado, mas há cerca de cinco anos a empresa passou a centrar mais fogo no mercado norte-americano. As vendas externas representam hoje entre 30% e 35% dos negócios da companhia.
Para o executivo, no curto prazo os mercados emergentes não vão compensar as perdas ocorridas nos destinos tradicionais, mas no prazo de dois anos eles podem vir a representar uma fatia importante das vendas externas.
A Teka foi fundada em 1926 e exporta há 42 anos. Ela tem sede na cidade de Blumenau e outras três fábricas em Santa Catarina e no estado de São Paulo. A empresa emprega 4,3 mil funcionários.
Site: www.teka.com.br

