Algérie Presse Service*
Cairo – Os países do Norte da África, onde está 17,2% da população do continente e também estão vários países árabes, tem taxa de penetração de telefonia fixa de 58,5%, enquanto a penetração de telefonia móvel é de 32,8% e o acesso à internet alcança 35% da população. Segundo um relatório da Comissão da União Africana, publicado esta semana, a densidade telefônica na África é de três linhas telefônicas por cada grupo de 100 habitantes (a mais baixa do mundo).
A rede de telefonia fixa apresentou crescimento de 5,8% entre 2001 e 2006, recorde para a região, segundo o relatório da organização. Há atualmente 250 milhões de usuários de telefonia móvel na África, o que representa 7,4% da rede mundial, o volume mais baixo do mundo, segundo o relatório da organização. Cerca de 5% da população africana usa internet, com 2,5% de assinantes, acrescenta o estudo. Aproximadamente 17% da população mundial usa a internet, com 11% na Ásia, 35% na Europa e 35,7% na América Latina e do Norte, acrescenta o estudo.
A Comissão da União Africana, segundo o relatório, está desenvolvendo um plano para fortalecer o setor de telecomunicações no continente. Ela pede a criação de um quadro organizacional, jurídico e político que gere condições apropriadas para investimento e desenvolvimento sustentável do setor.
*Tradução de Mark Ament

