São Paulo – O ex-presidente Michel Temer, filho de libaneses, chefiou a missão humanitária do Brasil ao Líbano na semana passada e fará um balanço da viagem em webinar organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na próxima segunda-feira (24), às 10 horas. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas. Haverá tradução para o inglês e o árabe.
A comitiva liderada por Temer saiu de São Paulo no dia 12 em dois aviões da Força Aérea Brasileira com seis toneladas em doações de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos. Temer se encontrou com o presidente libanês Michel Aoun, informou que outras quatro mil toneladas de arroz vão chegar por via marítima, e que ainda há mais 20 toneladas arrecadadas. A mega explosão no Porto de Beirute matou 181 pessoas e deixou seis mil feridos, além de 300 mil desabrigados.
No encontro virtual da próxima semana, Temer falará sobre os próximos passos da ajuda humanitária da comunidade árabe-brasileira ao país que sofre com a tragédia da explosão, uma nova onda de coronavírus e as crises política e econômica. O webinar se chama “Brasil-Líbano: Uma conversa sobre o futuro com Michel Temer”.
“O fato de ter ido uma comitiva com um ex-presidente da República que é descendente de libaneses, é importantíssimo, mostra um posicionamento do Brasil. Eles estão recebendo muitas doações, mas o Brasil é um país que está do outro lado do mundo. Então dar um passo desse é de extrema importância, nem tanto pelo valor das doações, mas é um sinal de relacionamento, de compreensão, de valorização da comunidade libanesa no Brasil, lembrando que temos a maior diáspora do Líbano e árabe no mundo”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Ele afirmou que Temer vai dar depoimentos do que ele viu em Beirute, de como foi, das conversas que teve e a continuidade do trabalho de ajuda humanitária. “Além de falar diretamente para a comunidade. Esse webinar é muito para a comunidade, vai ser aberto a perguntas”, disse.
A realização do evento é do Grupo de Ajuda Humanitária da Comunidade Líbano-Brasileira, e o webinar contará com a participação do embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah; do presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun; do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Alfredo Cotait Neto; do presidente da Fambras Halal, Mohamed Zoghbi; do presidente do Instituto Kanoun, Ricardo Maluf; do presidente da Associação Médica Líbano-Brasileira, Robert Sami Nemer e do secretário-geral da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Guilherme Mattar. O webinar será moderado pelo secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour.
Serviço
Webinar “Brasil-Líbano: Uma conversa sobre o futuro com Michel Temer”
24 de agosto, 10 horas
Grátis
Inscrições abertas