São Paulo – O vice-presidente da República, Michel Temer, deve incluir visitas a países árabes em sua agenda para estreitar as relações do governo federal com a região. O convite para viajar aos países árabes foi feito pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, que teve encontro com Temer nesta semana em Brasília.
O vice-presidente é descendente de libaneses e a presença dos imigrantes árabes no Brasil foi também um dos temas da conversa com Schahin, que é de origem síria e libanesa. Schahin afirmou a Temer que o mundo árabe já costuma receber bem o governo brasileiro, e os brasileiros em geral, e deve receber melhor ainda um descendente da região.
O motivo da audiência foi discutir a continuidade da política de aproximação com os países do Oriente Médio e Norte da África – desenvolvida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – por parte da atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff. “Fui falar a ele sobre a importância de haver continuidade neste esforço”, disse Schahin à ANBA.
De acordo com Schahin, Temer se mostrou disposto a dar continuidade ao aumento das relações do Brasil com a região e mostrou afinidade em muitos pontos de vista sobre o mundo árabe com o presidente da Câmara Árabe.
Temer, cujo nome completo é Michel Miguel Elias Temer Lulia, é do interior paulista e a sua família veio do Líbano para o Brasil em 1925. Formado em Direito, além de vice-presidente da República, já ocupou cargos políticos de deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados.

