São Paulo – Há cinco anos, a Bremil exporta ingredientes para indústrias de carnes nos países árabes. A empresa tem clientes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Argélia, Sudão, Marrocos, Egito e Síria, sendo os dois últimos seus principais clientes.
“Em cada país temos um distribuidor exclusivo, porque nossos produtos requerem muita assistência técnica”, diz Paulo Bergamachi, gerente de Exportação, explicando a necessidade de treinamento para o uso dos condimentos que são usados na fabricação de hambúrgueres, salsichas, mortadelas e nuggets, de carne bovina ou de frango.
Segundo Bergamachi, os principais produtos exportados aos árabes são proteína de soja, condimentos, fumaça líquida e conservantes. “O mercado é enorme, nosso produto é muito bem aceito lá, mas é um dos mercados mais competitivos que existem”, destaca o executivo, acrescentando que o real valorizado frente ao dólar dificulta as exportações para a região.
Ele conta ainda que os produtos desenvolvidos para os árabes levam os temperos preferidos pelos moradores da região, como alho e cardamomo, por exemplo. “Em geral, a gente parte de uma amostra enviada por eles e desenvolve um sabor parecido.”
Para exportar aos árabes, a Bremil obteve a certificação halal de duas associações muçulmanas no Brasil. No total, a empresa exporta para 44 países e seu principal importador é a Colômbia. Dos 15% de sua produção que é vendida para o mercado externo, 10% vai para os árabes.
Com sede na cidade de Arroio do Meio, a 130 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Bremil existe há 23 anos e emprega cerca de 500 funcionários. Agora está construindo uma nova fábrica, no estado de Goiás, que deve começar a operar a partir do próximo ano.
O faturamento da empresa gira em torno de R$ 240 milhões. De acordo com Bergamachi, em 2010 as exportações da Bremil devem render em torno de US$ 9 milhões.
Contato
Bremil
Tel: +55 54 3286-2776
Site: www.bremil.com.br