São Paulo – O uso do tênis está se tornando cada vez mais popular entre as mulheres do Oriente Médio, um grupo demográfico que tem como estereótipo a ostentação de roupas finas com muitos enfeites, combinadas com sapatos de estilo bem feminino. Embora o glamour tenha sido tradicionalmente a força motriz da moda da região, o conforto agora influencia também o consumo e desperta a busca por roupas mais modestas e pelo uso do tênis, segundo reportagem publicada no site do jornal Arab News.
A fotógrafa e colecionadora de tênis Tamila Kochkarova (foto acima), que vive em Dubai, nos Emirados, colocou como traje no convite para seu casamento no ano passado “Formal + tênis estritamente”. Ela mesma usou com o vestido de noiva um Nike Air Max 98 todo branco. “Minha prioridade no meu casamento era o conforto”, explicou para a reportagem do Arab News. Skatista, Kochkarova conta que começou a usar tênis entre os 12 e 13 anos para acompanhar os amigos no esporte, praticados nos parques de Dubai.
As que compram tênis no Oriente Médio hoje, porém, não são mais apenas as skatistas. Os tênis, assim como sapatilhas femininas ganharam espaço como calçado de conforto com o incentivo de influenciadoras nas redes sociais, muitas adeptas das roupas longas. O Instagram está repleto de blogueiras da moda modesta, que antes posavam com vestidos elegantes e suntuosos, saias fluídas, sapatos altos e de vez em quando com sapatilhas de bailarina. Há uma nova onda de moda na região, do uso de hijab com tênis.
“Acho que a moda modesta e a cultura do tênis andam de mãos dadas porque, no geral, a moda modesta é contra o padrão social”, afirmou para o Arab News a blogueira Su’aad Hassan, que nasceu e foi criada em Dubai e agora vive no Canadá. Ela tem mais de 18 mil seguidores no Instagram. Na sua rede social há uma variedade de calçados esportivos exibidos, como tênis arrojados e raros.
A simplicidade está dominando as passarelas e os tênis estão em alta, sendo produzidos por marcas como Gucci, Balenciaga e Christian Dior. Hassan fala que usar o hijab e vestir-se com recato, especialmente nos últimos anos, não é uma norma cultural como todo mundo pensa que é no Oriente Médio. Ela acredita que ser capaz de se vestir como deseja em vez de satisfazer expectativas requer nível de aceitação da identidade e isso está relacionado com o conforto das roupas. “Os tênis tornam isso muito fácil”, diz.
O atletismo e as tendências de luxo esportivo na moda ajudaram a popularizar o streetwear e os sapatos esportivos na região. Hoje as mulheres combinam tênis com abayas, vestidos esvoaçantes e trajes de treino elegantes. Há uma mistura eclética de padrões de alfaiataria, com espaço para uma série de estilos pessoais. Kochkarova está trabalhando no lançamento de um site – noboysallowed.ae – que mostra essas tendências. O portal será voltado para as mulheres que usam tênis no mundo árabe. Ele destacará musas que vivem no Oriente Médio, ou do Oriente Médio que moram no exterior, por fotos e entrevistas perspicazes.