Cairo – Foi inaugurado na última semana no Porto de Alexandria, no Egito, o terminal multiúso Tahya Misr (Viva o Egito), com custo superior a 7 bilhões de libras egípcias (US$ 226 milhões pela conversão atual) e como parte do plano do governo egípcio de transformar o país em um centro global de comércio e logística.
O presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, inaugurou o empreendimento. O terminal tem capacidade de cerca de 15 milhões de toneladas por ano, com cais que se estende por 2.530 metros de comprimento, o que o qualifica para abrigar navios com grandes tonelagens, sendo capaz de receber sete navios de grande porte ao mesmo tempo.
O terminal é um dos mais importantes projetos implementados pelo Ministério dos Transportes do Egito. Ele inclui pátios comerciais com meio milhão de metros quadrados e é dividido em três tipos de movimentação: contêineres, carga em geral e veículos. O terminal é um dos principais eixos do complexo logístico que foi construído atrás do porto, o que contribuiu para elevar o nível do Porto de Alexandria.
O Ministério dos Transportes e Comunicações do Egito tem como objetivo tornar o terminal verde e inteligente, trabalhando com o que há de melhor e mais moderno em termos de carga, descarga e manuseio de mercadorias.
O ministro dos Transportes e Comunicações do Egito, Kamel Al-Wazir, disse que o governo egípcio começou a lançar os fundamentos e a tomar as medidas para transformar o país em um centro global de comércio e logística. Ele citou outras ações já adotadas nesse sentido, como a criação de corredores logísticos integrados ligando áreas de produção a portos marítimos para viabilizar operações de importação e exportação.
O presidente egípcio disse que uma visão, para se transformar em realidade, deve ter por trás de si ideias e esforços. Lembrou que o Porto de Alexandria permaneceu inalterado por 25 anos e que o seu desenvolvimento exigiu um grande esforço e o investimento de um volume muito grande de recursos.
El-Sisi ressaltou que, no passado, o Estado dizia para o investidor entrar com o investimento, implantar o projeto e depois explorá-lo por determinado período de tempo. Nesse novo modelo, no entanto, o Estado implementou o projeto, ao passo que sua operação será oferecida a investidores.
Na inauguração, o Ministério dos Transportes apresentou um documentário sobre o desenvolvimento e o aumento do número de portos no Egito. O objetivo de atender às crescentes necessidades do comércio internacional e aproveitar a privilegiada localização do Egito para transformar o país em um centro global de comércio e logística.
*Tradução do árabe de Georgette Merkhan