São Paulo – A população paulistana poderá conhecer como se vestiram os libaneses ao longo da história. Um desfile no dia 19 de novembro, no Theatro Municipal, vai mostrar 45 trajes típicos do país árabe, além de um casamento como acontece nas montanhas libanesas. O evento é uma homenagem da comunidade libanesa à cidade de São Paulo, em seus 460 anos, e é promovido pela Associação Cultural Brasil-Líbano.
“Nós sempre estamos trabalhando em prol da aproximação cultural Brasil-Líbano”, afirma a presidente da associação, Lody Brais, a respeito do trabalho da entidade. Segundo informações recebidas pela Associação Cultural Brasil-Líbano da Prefeitura Municipal de São Paulo, a libanesa é a primeira comunidade que homenageia a capital paulista. A cidade abriga o maior grupo de libaneses e descendentes fora do próprio Líbano.
O evento tem curadoria da consultora cultural libanesa, Samia Saab, que vive no país árabe. O desfile que será apresentado é internacional e já foi feito em várias cidades mundo afora, como Londres, Washington, Paris e Mônaco. As vestes são de Saab. Além de mandar os trajes, ela enviará ao Brasil sua equipe para orquestrar o desfile e a encenação do casamento. As modelos estão sendo selecionadas junto a entidades líbano-brasileiras e a cerimônia de matrimônio será encenada por dançarinos profissionais, ambos treinados pela equipe.
As roupas remeterão desde ao século 16 até a atualidade. O vestido de noiva, branco, é do século 18, conta Brais. Segundo informações divulgadas pela Associação Cultural Brasil-Líbano, as peças de Samia Saab são a maior e mais importante coletânea de trajes libaneses autênticos. O objetivo do evento é oferecer ao público uma nova abordagem da história do Líbano, seus costumes, sua evolução sociocultural e transformações.
Segundo informações da organização, o evento é aberto ao público em geral e a participação é gratuita. Não é necessária inscrição prévia.
Serviço:
Desfile “Vestes Históricas Libanesas”
Dia 19 de novembro, quarta-feira, 20h30
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo s/n – Metrô Anhangabaú
Gratuito


