São Paulo – Fabricante brasileira de equipamentos para alimentação e refrigeração, a Tomasi leva nesta semana para a feira GulfHost, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma churrasqueira para a produção de kebabs, prato típico do mundo árabe. A empresa participa pela primeira vez de um evento no Oriente Médio com o objetivo de ampliar seus negócios na região.
De acordo com o diretor-executivo da Tomasi, Sandro Roberto Tomasi, a “Tomasi Shish Kabob Grill” é uma adaptação de produtos que a empresa já tem em seu portfólio, mas feita especificamente para a produção do “churrasco árabe”. Entre suas características, tem capacidade para 10 espetos rotativos, um compartimento para armazenar os espetos e é compacta. Pode operar tanto com carvão como com gás e cozinhar espetos de carne, vegetais e frutos do mar previamente marinados.
“Essa churrasqueira que a gente desenvolveu para o mercado árabe foi uma ideia que surgiu de demandas vistas principalmente em outras feiras. A gente esteve na NRA Show em Chicago neste ano e vários clientes, quando viram nossa churrasqueira rotativa tradicional para o churrasco brasileiro, acabaram perguntando se a gente não tinha para o kebab, que é o churrasco deles daqui. Muitas pessoas pediam, e a gente acabou desenvolvendo esse produto para este mercado”, afirmou Tomasi de Dubai, onde participa da GulfHost.
Esta é a primeira vez que a empresa expõe em uma feira fora das Américas. Além da mostra de Chicago, a Tomasi participou de outro evento, em Miami, ambas nos Estados Unidos, país em que a companhia tem uma filial. Expor em Dubai, disse o executivo, é uma forma de mostrar seus produtos para o público local, assim como compradores europeus, asiáticos e do Norte da África que frequentam a GulfHost. A Tomasi quer ampliar suas exportações para estes potenciais clientes.
“O kebab deles aqui é muito parecido com o nosso churrasco. E como a gente tem bastante experiência na parte do churrasco, estamos tentando trazer para cá o nosso conceito, de churrasqueiras rotativas, a gás, e até então não conhecemos que tenham algo parecido aqui. Todas as que vemos são manuais ou trabalham na vertical e estamos tentando trazer nosso conceito aqui”, afirmou Tomasi.
Tomasi tem outros produtos
A empresa de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, já tem clientes no Oriente Médio, diz Tomasi, mas quase todos são churrascarias e o desejo é ampliar a clientela, inclusive para outras linhas de produtos. A Tomasi produz, também, bufês para restaurantes e equipamentos para padarias, pizzarias e uso doméstico. Alguns de seus produtos são lareiras, fogões, fornos, fritadeiras e mobiliários para cozinhas industriais.
GulfHost é a feira do setor de serviços, alimentação fora de casa e equipamentos de hospitalidade realizada em Dubai entre terça-feira (5) e quinta-feira (7). Reúne mais de 350 expositores de 35 países.
Oito companhias brasileiras expõem na mostra por meio do projeto Brasil FoodService, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior os produtos do setor feitos no Brasil. Participam da Gulf Host no estande do projeto, além da Tomasi, as empresas Ariete, Bralyx, IMG Brasil, Finamac, Prática, Skymsen e Titã.
Leia também:
Corretora cria fundos para Brasil e Emirados