São Paulo – O torcedor brasileiro Daniel Bartolomeu Sbruzzi recebeu em outubro deste ano, pelo Guinness World Records, o título de pessoa que mais Copas do Mundo Fifa participou. Com dez mundiais na conta, ele está quebrando o próprio recorde, somando 11 Copas do Mundo, vendo a disputa no Catar.
A primeira Copa do dentista foi em 1978, na Argentina. “Eu estava fantasiado de noiva porque na minha cidade tem um bloco de carnaval chamado Vai Quem Quer e eu apareci muito na televisão, então peguei gosto”, disse. Sbruzzi nasceu em Guarapuava, no Paraná, mas mora em Taubaté, no interior paulista.
A Copa de 1982, na Espanha, foi a única que ele não participou. Ele foi ao México em 1986, à Itália em 1990, aos Estados Unidos em 1994, à França em 1998, ao Japão e à Coreia do Sul em 2002, à Alemanha em 2006, à África do Sul em 2010, viu a Copa no Brasil em 2014 e na Rússia em 2018, e agora, está no Catar.
Seu jogo preferido foi a final da Copa de 2002, entre Brasil e Alemanha. O Brasil ganhou de 2 a 0 e garantiu o pentacampeonato. Os dois gols foram de Ronaldo Nazário. Sbruzzi sempre viaja com os amigos do bloco Vai Quem Quer.
No 7 a 1 entre Brasil e Alemanha em 2014, Sbruzzi estava assistindo atrás do gol e viu os cinco primeiros gols da Alemanha bem de perto, no primeiro tempo. “Foi horrível”, lembrou. O jogo de semifinal desclassificou o time verde-amarelo jogando em casa, no Mineirão.
A reportagem da ANBA encontrou Sbruzzi e seus amigos no Cairo, capital do Egito. Eles estavam fazendo um tour pelas pirâmides antes de ir ao Catar. O torcedor se diz um apaixonado pela Copa do Mundo e pelo Brasil, e estava animado para ver o campeonato em um país árabe. Ele inclusive levou uma fantasia de árabe, que usou no primeiro jogo do Brasil, contra a Sérvia, em que a seleção canarinha ganhou de 2 a 0.