Da redação*
São Paulo – Uma nova onda de turismo atravessa o Oriente Médio. Os países da região estão investindo para atrair eventos esportivos internacionais e reforçar o fluxo turístico local, segundo a agência de notícias árabe Menareport.
Países como Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos ampliaram a infra-estrutura esportiva e construíram instalações para receber competições mundiais. O Bahrein, por exemplo, sediou em abril deste ano o Grande Prêmio de Fórmula 1. Os Emirados Árabes Unidos tiveram a 10ª edição da corrida de cavalos Dubai World Cup, no final de março.
A Dubai World Cup é a corrida de cavalos que movimenta maior volume financeiro do mundo. A copa acontece no circuito de Nad Al Sheba, a 10 minutos do centro de Dubai. A pista foi construída em 1986 e reformada em 1997.
Os hotéis já sentem os reflexos do movimento. "Em todo o Oriente Médio, todos os hotéis do Grupo InterContinental estão indo bem nos negócios, mas não há como negar a forte correlação que existe entre os principais eventos esportivos e os picos nas taxas de ocupação", diz o vice-presidente de Marketing e Vendas do grupo para o Oriente Médio e África, Denis Johnson.
O turismo esportivo deve continuar no ano que vem, com a 15ª edição dos Jogos Asiáticos, que acontecerão em Doha, capital do Catar. A cidade é a primeira na região e a segunda no oeste asiático a sediar esse evento internacional, de acordo com o site oficial do campeonato. A outra cidade da região a abrigar a competição foi Teerã, no Irã, em 1974. Os jogos serão realizados na primeira quinzena de dezembro.
Para os jogos, 14 estádios poliesportivos estão sendo reformados. A Vila dos Jogos Asiáticos, que começou a ser construída em 2003, foi projetada para que possa ser convertida em um centro médico com tecnologia de ponta quando terminar a competição. Vão participar do campeonato 45 países, em 39 categorias esportivas.
Enquanto isso, o Bahrein se estabeleceu como a sede dos esportes automobilísticos no Oriente Médio. "Desenvolver a infra-estrutura do Bahrein para receber esse evento está tendo excelentes efeitos na indústria do turismo do país", disse Johnson. O recém construído circuito automobilístico do Bahrein tem 5,4 mil metros de comprimento e suas arquibancadas acomodam 50 mil pessoas.
Dubai
Seguindo o exemplo de Dubai, que iniciou a busca pelos turistas do esporte lançando o Dubai World Cup em 1996, o Oriente Médio agora tenta se estabelecer como um luxuoso destino para as competições. O vice-presidente do grupo InterContinental para a região explica que a infra-estrutura da região será ampliada na medida em que aumentar o número de visitantes internacionais.
Mais hotéis, restaurantes, instalações de lazer, estradas e outras indústrias de apoio serão necessários para receber os principais eventos esportivos. O Oriente Médio deve construir 700 novos hotéis nos próximos cinco anos.
Segundo informações do governo de Dubai, o lazer já ultrapassou os negócios como o principal motivo que atraem turistas ao emirado de Dubai. Além do Dubai World Cup, o calendário esportivo de Dubai inclui o International PowerBoat Racing, competição de barcos, a Pedigree Camel Races, corrida de camelo, o Dubai Desert Golf Tournament, torneio de golfe do deserto, o Dubai Tennis Championships, campeonato de tênis, e o International World Class Dubai Rugby Sevens, competição de rugby.
O turismo é o setor que mais cresce em Dubai. Cerca de 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do emirado é investido em turismo.
*Tradução de Silvia Lindsey

