Silwan Abbassi*
Brasília – A montadora de veículos japonesa Toyota está estudando a possibilidade de implementar uma fábrica de autopeças na Tunísia, segundo anunciou o gerente geral do grupo, Taka Hashi. De acordo com o jornal libanês Al Hayat, Taka Hashi se reuniu com autoridades tunisianas do setor durante visita ao país árabe para a inauguração de uma nova loja de carros Toyota.
A nova loja, que fica no bairro de Al Marsa, no subúrbio da capital Tunis, tem 15 mil carros expostos. Segundo o gerente geral da Toyota, a construção da nova loja é um reflexo da rápida expansão do grupo e do alto volume das vendas no país, que até o final dos anos 1990 vivia um monopólio de carros europeus, principalmente franceses e italianos.
Taka Hashi lembrou que a Toyota está no primeiro lugar do ranking entre fabricantes mundiais de carros com uma produção de nove milhões de carros ao ano. Além disso, o executivo revelou que a Toyota está desenvolvendo um plano para fortificar sua posição comercial no Norte da África, incluindo a Argélia e Líbia, que estão entre os mais importantes clientes da empresa na região.
*Tradução de Silvia Lindsey