São Paulo – A cidade tunisiana de Tozeur abriu nesta terça-feira (3) a primeira edição da Exposição Internacional de Turismo de Oásis e de Deserto. Famosa por seus atrativos turísticos ligados ao deserto e aos oásis, Tozeur espera receber cerca de 300 operadores profissionais de turismo, influenciadores e jornalistas tunisianos e estrangeiros na mostra, que vai até a quinta-feira (5).
A cidade de Tozeur tem um charmoso centro histórico, com vielas e construções tipicamente tunisianas, e museu mostrando aspectos da cultura da Tunísia. Áreas verdes permeiam a cidade e contrastam com o extenso deserto, que começa nas redondezas. As possibilidades de plantio que as áreas verdes dão alimentam a atividade da agricultura, levada adiante pela população, que também atua no turismo.
A exposição tem como objetivos posicionar a Tunísia como um destino líder no turismo sustentável, colocando em harmonia o desenvolvimento econômico e a conservação dos ecossistemas de deserto e oásis; ressaltar a riqueza do patrimônio da Tunísia, destacando ativos naturais, culturais e históricos, promover as belezas dos desertos e oásis, além de fortalecer a atratividade e a visibilidade a região.
Outro propósito é incentivar o investimento em projetos de turismo responsável, que promovam iniciativas locais e possam estimular e apoiar o desenvolvimento regional, valorizando o papel central das mulheres e das comunidades locais na gestão e preservação dos locais turísticos.
Parcerias
A exposição é uma parceria entre os setores público e privado, e outros atores importantes da área, como o Ministério do Turismo, o Conselho Nacional de Turismo, o Conselho Nacional de Artesanato, a Governadoria de Tozeur, a Federação Tunisiana de Agências de Viagens e Turismo e a Federação Tunisiana de Hotéis, com apoio de organizações internacionais. O brasileiro Agostinho Turbian, presidente do The Global Council of Sustainability & Marketing (GSCM), participa da exposição tunisiana.
Leia também:
Tunísia conta com ONGs em rota turística culinária