São Paulo – A trading brasileira General Products começou a exportar autopeças para o Egito este ano. Até o final do mês, a empresa deverá embarcar US$ 90 mil em produtos para três companhias do país árabe. Este vai ser o segundo embarque para uma delas, que já dobrou o pedido em relação ao primeiro, realizado em abril.
As autopeças enviadas são para veículos pesados, como ônibus e caminhões das marcas Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen. “Temos boas expectativas com o Egito. É um mercado que tem veículos muito similares aos do Brasil”, afirmou o responsável pelos mercados do Oriente Médio, África, Ásia e Europa, Fabio Toledo. Segundo ele, a General Products vem tentando conquistar o mercado egípcio há quase um ano.
Os contatos com os importadores foram realizados durante as últimas edições das feiras Automechanika, na Alemanha, e na Automechanika Middle East, em Dubai. Além das participações em feiras, Toledo ainda esteve no Cairo, em maio deste ano, para visitar os potenciais clientes. “Eles gostam desse contato olho no olho”, disse Toledo, que além do Cairo também foi para Dubai.
As peças que serão embarcadas para o Egito são de mais de 25 fabricantes brasileiros. Direção hidráulica, caixa de câmbio, mangueiras, turbos, reservatórios de água, motores, kits de embreagem e bombas de óleo são os principais produtos exportados. “Com certeza esperamos que as próximas vendas sejam maiores”, disse Toledo.
De acordo com o diretor comercial da General Products, Nicolau Saad Filho, que é filho de libaneses, o primeiro país árabe que a empresa exportou foi os Emirados Árabes, há seis anos. Para Dubai também são embarcadas peças para máquinas agrícolas e equipamentos do setor de construção. “De Dubai muitas peças são reexportadas para outros países”, afirmou o diretor.
Novos mercados
Atualmente, a General Products está buscado entrar na Jordânia, Marrocos, Argélia e Tunísia. “São mercados em potencial para a gente, principalmente para equipamentos agrícolas”, disse Saad.
Ainda este ano, a trading vai participar de duas feiras internacionais, uma na Alemanha e outro no Brasil. Na feira alemã, muitos clientes árabes já confirmaram presença. “Acreditamos que possam sair novos negócios a qualquer hora”, disse Saad. Também na Automec, feira que será realizada em outubro, em São Paulo, um cliente de Dubai já confirmou presença. “Participamos de todas as edições e já recebemos muitos compradores árabes”, afirmou Saad.
Segundo ele, as autopeças brasileiras já chegaram até no Iraque por meio de uma empresa de Dubai. Hoje, o mercado do Oriente Médio representa de 13% a 15% das vendas da General Products. Além dos Emirados e Egito, também estão incluídas as vendas para o Irã, que não é país árabe, mas está localizado no Oriente Médio. “A participação do Oriente Médio vem aumentando e tem potencial para crescer muito mais”, disse o diretor.
A trading já exporta autopeças para 30 países, sendo os da América do Sul os maiores comparadores. Agora, a empresa está começando a trabalhar com autopeças para a linha leve da Volkswagen e da Fiat.
Com sede em São Paulo, a General Products conta com mais de 20 anos de experiência e também trabalha com os setores de móveis e decoração e moda.
Contato
General Products
Te: +55 (11) 3834-9555
Site: www.generalproducts.com.br

