São Paulo – A trading Berto International Business, do Rio Grande do Sul, quer aumentar as vendas para o mercado árabe. Especializada no setor alimentício, a empresa representa 10 marcas brasileiras e internacionais. Segundo a diretora e sócia da trading, Daniela Bertolucci, as balas, amendoins e castanhas são os produtos brasileiros que têm maiores chances de entrar no mercado árabe.
A primeira exportação da trading para o Oriente Médio foi em 2000, quando a empresa participou de uma missão do governo para o Oriente Médio e conheceu um grande importador da Arábia Saudita. Na época, foram embarcadas balas. Em 2004, foi a vez da paçoca com chocolate, da empresa Agtal, fabricante de snacks à base de amendoim. O comprador saudita veio ao Brasil participar da feira de alimentos da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e acabou fechando um pedido com a empresa.
"Foi apenas um embarque de um contêiner com destino a Damman e distribuição em Riad e nas principais cidades. Depois disso não exportamos mais", afirmou Daniela. Segundo ela, para exportar para a Arábia Saudita, a empresa adaptou a embalagem do produto e fez embalagens em árabe. "É um produto muito cultural brasileiro, o que eu acho que não teve muita aceitação", acrescentou. Além disso, a paçoca com chocolate requer um cuidado especial na distribuição e local de armazenagem, pois é sensível ao calor.
Daniela acredita que os produtos da Agtal têm muita chance de entrar no mercado árabe, principalmente com os amendoins salgados, castanha de caju e mix de amendoim, castanha, nozes, uva passa, pistache e damasco. "São produtos excelentes para serem servidos em hotéis, frigobares e aviões", disse.
A Berto International Business também já exportou balas, carne enlatada e café para o mercado árabe. "Das nossas exportações, cerca de 5% é destinada ao mercado árabe", disse Daniela. Ela acredita que as balas da empresa Soberana, por exemplo, também têm potencial de serem exportadas em maior quantidade ao Oriente Médio. As vendas da trading à região são realizadas de duas a três vezes ao ano, para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Palestina.
Os principais destinos da trading são os países da América do Sul e Central, África e Oceania. Em agosto, a empresa vai participar da feira da Abicad, em Curitiba, e Daniela espera receber contatos de compradores árabes. "Todas as nossas empresas estão preparadas para exportar e podem adaptar seus produtos para atender o mercado árabe", afirmou.
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Berto International Business
Site: www.bertointl.com.br