São Paulo – Gerente de compras do conglomerado SI Global Group, Nabeel Hasan (na imagem acima) está em São Paulo para reuniões com potenciais fornecedores de açúcar para a empresa, que tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Atualmente, compramos em Dubai produtos do Brasil, mas vendidos por pessoas de Dubai”, diz. O objetivo, agora, é comprar diretamente do Brasil e distribuir nos Emirados. Outro grande fornecedor global de açúcar é a Índia, que, contudo, deverá suspender suas exportações nos próximos meses para atender ao mercado interno de 1,4 bilhão de consumidores.
Hasan já se reuniu com representantes de cinco empresas que poderão fornecer açúcar à companhia. “Provavelmente, chegaremos a algum acordo”, diz. Segundo o executivo, o açúcar mais consumido no Oriente Médio é o Icumsa 45, ou açúcar branco refinado. Esse produto é encontrado no Brasil. Na Índia, o que se encontra é o açúcar S30.
Hasan diz que um carregamento de açúcar importado da Índia demora, em média, três dias para desembarcar em Dubai. A partir do Brasil, o tempo sobe para entre 45 dias e 60 dias. Segundo Hasan, o custo e o tempo maiores compensam o investimento. “A diferença entre o açúcar brasileiro e o indiano é que o brasileiro é muito mais refinado e muito mais branco. Aqui, no Brasil, está o açúcar mais refinado e o melhor açúcar do mundo”, afirma.
Inicialmente, a empresa busca importar o equivalente entre 30 e 60 contêineres de 20 TEUs mensais de açúcar refinado (um TEU equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento). “Uma vez que se estabeleça uma relação de confiança com o processador de açúcar, então provavelmente iremos importar uma embarcação completa”, diz. A ideia é comprar do Brasil o açúcar já refinado em pacotes de 50 quilos e, em Dubai, separar em embalagens de até um quilo para venda ao consumidor final.
Além de açúcar, nessa primeira visita a São Paulo Hasan busca mais informações sobre potenciais fornecedores de pimenta-do-reino, arroz e café. Deste último produto, os principais fornecedores são Turquia e países africanos.