São Paulo – Os países do Oriente Médio, da África e da América Latina registraram os maiores crescimentos na demanda de passageiros em voos internacionais em julho de 2012. De acordo com o levantamento divulgado na quinta-feira (30) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a demanda de passageiros cresceu 11,2% no Oriente Médio na comparação com julho de 2011. Na América Latina o crescimento foi de 5,7% e na África chegou a 5,2%. Na Europa, o crescimento foi de 4,8% e na Ásia-Pacífico, a alta foi de 0,9%. Na América do Norte houve queda de 2,1% no tráfego aéreo.
De acordo com a Iata, as companhias aéreas têm reduzido a oferta de assentos para aumentar a taxa de ocupação nos voos e, assim, registrar lucros nas operações. Embora o tráfego aéreo tenha crescido na maioria das regiões pesquisadas, a Iata afirma que a tendência é que a demanda seja cada vez menor.
Na comparação com junho deste ano, por exemplo, a demanda caiu 7,3% na Europa, cresceu 1,6% na América do Norte e caiu 1,3% na Ásia-Pacífico. No Oriente Médio, a alta em julho foi de 0,1% na comparação com junho, mas o resultado foi afetado pelo Ramadã, que foi celebrado em julho.

