São Paulo – O tráfego aéreo nos Emirados Árabes Unidos cresceu 11,5% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 48.149 vôos no mês passado, contra em 43.181 em maio de 2008. Houve um aumento de 1,7% sobre abril de 2009, quando o total de vôos foi de 47.302.
As informações são de reportagem do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai, feita com base em dados do Departamento Geral de Aviação Civil dos Emirados. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano também ocorreu aumento no tráfego aéreo em relação ao mesmo período de 2008.
Já o total mundial de passageiros caiu 3% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). O número de passageiros em vôos internacionais diminuiu 1,8%, e em vôos domésticos, 4,9%. O Oriente Médio, por sua vez, registrou aumento de 9,5% no trafego aéreo, com movimento superior a 2008 em todas a cidades da região.
No Norte da África, destinos turísticos populares como Agadir e Casablanca, no Marrocos, Cairo e Alexandria, no Egito, e Argel, na Argélia, registraram aumento no tráfego aéreo.
"Estamos empolgados porque a tendência de redução no tráfego observada no primeiro trimestre parece estar se revertendo, com Oriente Médio e África registrando resultados positivos a partir de abril", afirmou a diretora-geral do ACI, Angela Gittens. "As regiões da Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte também tiveram taxas de redução mais baixas [em abril] que as registradas no primeiro trimestre", acrescentou.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

