Abu Dhabi – O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, registrou aumento de 12,2% no movimento de passageiros em 2010, na comparação com o ano anterior. Quase 11 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. As informações foram divulgadas no domingo (23) pela Abu Dhabi Airports Company (Adac), empresa que administra o terminal.
O maior movimento de passageiros se refletiu no aumento no movimento de aeronaves, que chegou a 112 mil, representando um crescimento de 10% sobre 2009. Já o movimento de carga cresceu 16% em relação ao ano anterior, chegando a 438 mil toneladas.
O crescimento de dois dígitos em movimento de passageiros, aeronaves e carga é um forte indicador da expansão da economia do emirado. A Abu Adac vem investindo pesado para atrair novas companhias aéreas e incentivar as já presentes a expandir seus serviços por meio de novas rotas e vôos mais freqüentes.
O relatório da Adac aponta que, em 2010, o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi passou a contar com cinco novas companhias aéreas internacionais, passou a servir seis novos destinos e a oferecer 41 novas freqüências, o que representa crescimento de 13% no total de vôos semanais na comparação com 2009.
"O tráfego no aeroporto de Abu Dhabi cresceu bem acima da média mundial", disse o diretor executivo da Adac, James E. Bennett. "Nossa estratégia de desenvolvimento, aliada ao destaque cada vez maior do emirado como destino turístico e empresarial atraente, nos levou a um resultado de fim de ano muito positivo", avaliou.
Londres, Bangkok, Doha, Manila e Cairo continuaram sendo as cinco principais rotas. Juntos, os cinco destinos foram responsáveis por 20% do total de passageiros no aeroporto de Abu Dhabi em 2010. O Sul da África foi a região que registrou a maior taxa de crescimento no aeroporto do emirado, com 42%, seguida pelo Norte da África, com 24%, e Extremo Oriente, com 14%.
Sharjah
O Aeroporto Internacional de Sharjah, outro dos sete emirados que formam o país árabe, registrou movimento de 6,31 milhões de passageiros no ano passado, um aumento de 9,4% sobre 2009, quando 5,7 milhões de pessoas passaram pelo terminal.
O aeroporto registrou um total de 65.401 vôos em 2010, contra 61.451 em 2009, um aumento de 6,4%. O movimento de carga ficou em 514.881 toneladas, um aumento de 30,7% na mesma comparação.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

