Dubai – No segundo dia da Big 5, feira da construção que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira Tramontina fez 15 contatos com boas possibilidades negócios. A indústria participa do evento com sua linha de pias e cubas. “Os visitantes trabalham com grandes projetos”, conta Elias Eid, gerente de Marketing e Operações da empresa no Oriente Médio.
Ele explica que os clientes em potencial com os quais manteve contato são empresas que fornecem material para os chamados desenvolvedores imobiliários, companhias que constroem e negociam grandes condomínios residenciais.
Para estes clientes, o maior interesse, diz ele, é na linha de pias econômicas, as de menor custo, já que a quantidade comprada para os projetos é bastante alta. “Uma torre pode demandar até 300 pias”, exemplifica.
De acordo com o executivo, a maior parte dos clientes que visitou o estande da Tramontina é dos Emirados Árabes Unidos, mas também houve interesse de compradores do Egito, Irã, Índia e Jordânia.
Eid conta ainda que a Big 5 está servindo também de ponto de encontro com clientes com os quais a empresa já vinha negociando, como alguns compradores que vieram de Abu Dhabi para visitar o estande da empresa, localizado no pavilhão brasileiro junto a outras cinco companhias nacionais.
“Há potencial para começarmos a distribuir para um cliente em Abu Dhabi”, explica. Neste caso, porém, o interesse do comprador é nas pias de luxo. “É para o uso em vilas”, conta o gerente.
Desde 2004, a Tramontina mantém um escritório em Dubai. Em maio deste ano, a empresa abriu também um centro de distribuição no emirado, que atua especialmente na distribuição dos produtos para grandes redes de hipermercados. Os principais produtos vendidos por aqui são a linha de acessórios para cozinha, além das pias e cubas.
Eid revela que o Oriente Médio representa cerca de 15% do mercado externo da Tramontina. Os principais mercados da empresa na região são os Emirados, Arábia Saudita, que também compra a linha de ferramentas e jardinagem da empresa brasileira, e o Kuwait.
Sobre o evento, Eid se diz satisfeito com o segundo dia da feira, mas quer ir além. “Esperamos ter mais contatos sérios até o último dia”, completou. A participação brasileira no evento é organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria coma Agência brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).