São Paulo – Cinquenta anos se passaram desde a primeira exportação de produtos Tramontina para países árabes, em 1973. Hoje, uma das mais tradicionais empresas brasileiras exporta para mais de 120 países em cinco continentes e conta com escritórios nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, além de ter um centro de distribuição na região do Golfo. As vendas para o bloco árabe mais que quadruplicaram nos últimos vinte anos. Em 2002, os árabes representavam cerca de US$ 3,8 milhões no faturamento. Em 2022, a receita com este grupo de países foi de US$ 16,5 milhões.
A Tramontina foi fundada em 1911 na região Sul do Brasil e fabrica mais de 22 mil produtos, entre utilidades domésticas, móveis, ferramentas e porcelanas. Em entrevista à ANBA, o gerente-geral da Tramontina nos Emirados Árabes Unidos, Eduardo Cansan, falou sobre a relação da marca com o bloco árabe ao longo desses anos, o presente e planos para o futuro.
“Nos países árabes, temos nossa própria estrutura de distribuição nos Emirados Árabes Unidos, e um escritório de marketing na Arábia Saudita, inaugurado em 2022. […] Temos uma loja em Dubai, na região de Deira [Dubai antiga] para atender os comerciantes da região, além de África e Ásia Central”, contou Cansan.
O gerente informou que este centro de distribuição nos Emirados Árabes atende todos os países árabes, além de outras nações na região, no segmento de utilidades domésticas. “Na linha de ferramentas, ainda temos muitos parceiros que importam direto do Brasil”, contou.
Além dos acessórios para cozinha, das pias e cubas, que são os produtos mais vendidos no mercado árabe, a Tramontina está expandindo a comercialização na região das linhas de móveis, tanto de plástico quanto de madeira, e a linha de panelas antiaderente e inox. “Anteriormente, nosso atendimento era voltado para outros mercados [daquela região]. Hoje estamos focados somente nos países do GCC [Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein e Kuwait]”, disse Cansan.
Segundo o executivo, o Oriente Médio representa 5% das exportações da Tramontina, e os principais mercados são Emirados Árabes, Arábia Saudita, Omã, Catar, Kuwait e Jordânia.
Cansan afirmou que a empresa deseja expandir ainda mais os negócios no Oriente Médio. “Hoje, a região tem uma grande representatividade para a marca, com perspectivas de um futuro muito promissor. É um mercado competitivo, mas com bastante força de consumo. […] Nossa intenção é ter mais entrada com outros segmentos de produtos do nosso portfólio, como o segmento mobiliário e de panelas. Além disso, já estamos estudando a atuação em novos mercados árabes”, declarou.
No Brasil, os produtos mais vendidos da Tramontina seguem sendo os da linha de panelas e talheres, bem como no mercado internacional, neste, somados à linha para churrasco, segundo o gerente.
“Quando iniciamos no mercado árabe, a Tramontina exportava praticamente [só] facas. Hoje já estamos presentes com uma linha muito ampla, envolvendo utilidades [domésticas], ferramentas e móveis. Em breve, estaremos presentes com a recente linha de porcelanas, lançada no ano passado”, informou Cansan.
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