São Paulo – O estaleiro Atlântico Sul entregou nesta sexta-feira (25) à Petrobras Transporte (Transpetro) o maior navio já construído no Brasil, o João Cândido. A embarcação recebida pela subsidiária da Petrobras deveria estar em operação desde 2010. A Transpetro afirmou que irá multar o estaleiro por causa do atraso na entrega. Ela ainda não divulgou o valor porque irá avaliar as cláusulas do contrato de compra.
O João Cândido é a primeira embarcação entregue das dez do tipo Suezmax encomendadas pela Transpetro ao Atlântico Sul. Esses navios são parte das encomendas da empresa realizadas por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que prevê investimento de R$ 10,8 bilhões na construção de 49 embarcações.
De acordo com informações da Agência Petrobras, o João Cândido tem 274 metros de extensão e 48 metros de largura. Ele tem capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, pouco menos da metade da produção diária nacional. Os navios da categoria Suezmax têm o tamanho máximo para passar pelo canal de Suez, no Egito, entre o Mar Vermelho e o Mediterrâneo.
O navio zarpou do Porto de Suape, a 50 quilômetros de Recife, com destino à Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Lá ele será carregado e levará petróleo para São Sebastião, em São Paulo. De São Sebastião, o petróleo seguirá para as refinarias do estado. O João Cândido deverá fazer outras rotas no Brasil antes de iniciar sua trajetória internacional.
O presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou, na cerimônia de entrega da embarcação, que a indústria naval brasileira está “saindo da inércia”. “A experiência desses primeiros anos [na construção deste navio] mostrou que é necessário um choque de produtividade para que possamos chegar mais rapidamente aos níveis esperados de modernidade e competitividade. Só assim a nova indústria naval brasileira será sustentável”, afirmou.

