Da Agência Brasil
Brasília – O chefe de gabinete da Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior, ministro Paulo César Meira, disse que o setor de transportes será um dos focos das discussões entre os empresários participantes da cúpula de países árabes e sul-americanos. O encontro será em Brasília, no início da próxima semana.
Discutir esta questão, segundo o ministro, é prioritário para intensificar a relação comercial entre as duas regiões. Atualmente, não há rotas aéreas diretas entre o Brasil e os países árabes e só existe uma linha marítima. Para circular na região, a maioria dos produtos têm de ir via Europa, o que os encarece. "Na cúpula, vamos procurar uma solução para essa questão. Representantes do setor de transporte foram convidados para o encontro. De lá pode surgir algum interesse pela criação de linhas", acrescentou.
Segundo o ministro, esta será a grande oportunidade de empresários das duas regiões fazerem novos negócios. De acordo com Meira, inicialmente, não deverão ser firmados acordos comerciais, mas, a médio e longo prazo, a cooperação entre países sul-americanos e árabes deve se intensificar, tanto na área comercial quanto nas áreas política e cultural.
"No primeiro momento, serão discutidas questões para incrementar e implementar o comércio entre as duas regiões. O objetivo da cúpula é estabelecer, pela primeira vez, uma rede de contatos empresariais entre América do Sul e países árabes", explicou Meira. Para ele, a área de comércio e investimentos é a que mais tende a se desenvolver nos próximos anos, pois os árabes estão começando a conhecer e valorizar os produtos brasileiros.
Nos últimos anos, já foi registrado um aumentou considerável nas relações comerciais entre Brasil e Liga Árabe. Em 2004, por exemplo, esse comércio aumentou 50% em valores. Em termos bilaterais, passou de US$ 5,2 bilhões para US$ 8 bilhões. Paulo Meira disse que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Líbia, Líbano, Egito, Emirados Árabes e Síria, em 2003, foi a grande alavanca para impulsionar esse comércio.
Contatos começam no domingo
A cúpula será realizada nos dias 10 e 11 deste mês, mas os contatos entre representantes de 22 países árabes e 12 da América do Sul começam no próximo domingo (8).
Nos dias 9, 10 e 11 haverá um seminário empresarial no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em que serão apresentados cinco painéis temáticos. O primeiro vai tratar das culturas de negócios específicas das duas regiões. Será um espaço para empresários trocarem conhecimento sobre a forma de cada país fazer negócio.
No segundo e terceiro painéis, serão discutidas oportunidades de investimento e logística entre países árabes e sul-americanos. Nos dois últimos painéis, empresários vão discutir, respectivamente, marcos legais de cooperação comercial e turismo.