São Paulo – Para marcar um ano da explosão na capital libanesa e homenagear suas vítimas, o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro promove nesta quarta-feira (04) o “Tributo a Beirute”. Trata-se de um programa especial que será transmitido no YouTube e mostrará ao vivo celebração ecumênica e projeção no Cristo Redentor, no Rio. Na foto acima, projeção feita no Cristo Redentor em 2020, logo após a tragédia.
O programa poderá ser visto a partir das 20h30 na página do consulado no YouTube e terá apresentação de Katia Chalita, além da participação do cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar. Artistas, autoridades e intelectuais vão deixar seus depoimentos e mensagens aos libaneses. Haverá recitação de poemas e um quinteto comandado pelo maestro brasileiro Luiz Augusto Rescala, ou Tim Rescala, tocará algumas músicas.
Leia também:
- Brasileiros poderão criar fundo para ajudar Líbano
- Show pró-Beirute tem artistas brasileiros e orquestra árabe
- Câmara Árabe vai ajudar Líbano a vender mais ao Brasil
O conteúdo terá tradução do português para o árabe e vice-versa para que possa ser acompanhado no Brasil e no Líbano. De acordo com informações do Consulado do Líbano no Rio, no total serão 35 minutos de programa, com encerramento ao vivo no Cristo Redentor, onde a celebração ecumênica terá representantes de diferentes religiões.
A explosão no Porto de Beirute ocorreu no dia 04 de agosto do ano passado, deixando 214 mortos, mais seis mil feridos e US$ 15 bilhões de prejuízo. Ela se somou à crise financeira e social que o país já enfrentava e à pandemia de covid. A notícia causou grande comoção no Brasil e mobilizou a população para a ajuda humanitária ao Líbano.
No ano passado, o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro promoveu, em parceria com a TV Cultura e com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o programa televisivo “Um Abraço em Beirute”, que deu início a uma grande campanha de doações para os libaneses. O Tributo a Beirute, que será feito neste ano, tem apoio da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Não haverá campanha de doações.
As informações foram fornecidas pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro. De acordo com o consulado, o objetivo do programa “Tributo a Beirute” é homenagear o Líbano de uma forma singela, lembrando os mortos, seus familiares, as vítimas e as pessoas que apoiaram o país em função da tragédia. Acompanhe aqui.