São Paulo – A Triel-HT, fábrica de carrocerias e semi-reboques para transporte de produtos agroindustriais, planeja entrar no mercado árabe. A empresa, que tem sede no município gaúcho de Erechim, está em negociação com um representante para os seus produtos nos países do Norte da África e também tem expectativa de fechar, em breve, uma venda de caminhões para transporte de água ao Iraque.
As informações são do diretor comercial da empresa, Darlan Dalla Rosa. A Triel-HT fabrica carrocerias e semi-reboques principalmente para transporte de produtos da agroindústria e agronegócio, como ração para frangos e suínos, os próprios animais vivos, água, combustíveis, carrocerias frigoríficas, silos para grãos, entre outros. Há uns cinco anos ela também produz viaturas para bombeiros, ambulâncias e unidades móveis de saúde.
A Triel-HT exporta para mais de 30 países, principalmente na América Latina, desde 1990. Para o mercado árabe, no entanto, ainda não vendeu. Mas há negociações. Dalla Rosa conta que a empresa já participou de três feiras no Iraque. Para a região onde fica o país, o diretor acredita que há chances de vender equipamentos como viaturas para bombeiros, de saúde e transporte de água. A empresa está, inclusive, planejando fabricar, entre 2010 e 2011, carros de bombeiros próprios para os grandes aeroportos, como os do Oriente Médio.
Uma região promissora para vendas no mundo árabe, no entanto, Dalla Rosa acredita que é o Norte da África, onde a companhia está procurando estabelecer um representante. Os países da região, diferente do Golfo Arábico, são produtores agrícolas e pecuários, área na qual a Triel-HT é especialista. Em 2007, a indústria gaúcha chegou a acertar uma exportação ao Iraque, de 114 unidades para bombeiros, mas, na época, o real se valorizou, o negócio ficou inviável e a Triel-HT perdeu a venda para um concorrente europeu.
A Triel-HT tanto vende o produto pronto, já com chassi, como o chassi pode ser fornecido pelo cliente. A companhia trabalha com várias marcas de chassi. Ela é uma empresa familiar e tem 25 anos de mercado. São cinco unidades produtivas, quatro em Erechim e uma no município de Rio Verde, em Goiás. Até o ano que vem deve entrar em operação outra fábrica, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.
A produção da Triel-HT alcança entre 120 e 130 unidades mensais e a exportação responde por 15% a 20% do faturamento. Para o ano que vem, a empresa espera aumentar o faturamento – entre 15% e 20% – e também as suas exportações.
Contato
Triel-HT
Telefone: +55 (54) 3520-1100
Site: www.trielht.com.br

