Da redação
São Paulo – Pelo menos 244 muçulmanos morreram e cerca de 300 ficaram feridos ontem em meio a um tumulto durante a peregrinação anual à Meca, na Arábia Saudita. O ministro da Peregrinação do país, Iyad bin Amin Madani, informou à imprensa local que até ontem ainda não era possível determinar a nacionalidade dos mortos e feridos.
O incidente ocorreu por volta das 21 horas (horário local), durante o ritual tradicional de apedrejamento das colunas, que simbolizam o diabo. Segundo Madani, cerca de 2 milhões de peregrinos resolveram fazer o ritual ao mesmo tempo, o que gerou o tumulto.
"Havia mais de 400 metros de pessoas empurrando na mesma direção. Isso levou ao pânico", afirmouo ministro, de acordo com informações do jornal Gulf News.
Não foi a primeira vez em que houve incidentes durante a peregrinação à Meca. Em 1990, mais de 1 mil muçulmanos morreram durante um tumulto. No ano anterior, uma bomba explodiu, matou um peregrino e feriu outros 6.
Além disso, em meio e novembro do ano ano passado, houve dois atentados terroristas em Riad, capital saudita, que fizeram 52 mortos. Por isso, neste ano, a segurança havia sido reforçada. Segundo Madani, o acesso ao local onde houve o incidente ontem esta sendo controlado desde as 20 horas.

