São Paulo – O Ministério do Turismo da Tunísia lançou nesta semana o projeto “Percursos para Pedestres na Tunísia” para diversificar as opções para visitantes no país e promover o turismo alternativo e sustentável. A iniciativa foi divulgada por meio de um comunicado do ministério, segundo notícia publicada na Tunis Afrique Presse (TAP). Na foto acima, roteiro na província de Tozeur.
Por meio do projeto devem ser desenvolvidos roteiros que possam ser explorados a pé por turistas, valorizando a diversidade geográfica e a riqueza cultural tunisiana, e ajudando a criar oportunidades de emprego no interior do país. Um dos focos é contribuir para a promoção e o desenvolvimento de pequenos negócios de turismo, dando-lhes oportunidade de marketing.
O projeto também apoiará associações de mochileiros e organizações da sociedade civil atuantes no segmento. Por meio dele serão selecionados locais de caminhada, que terão sua estrutura melhorada. Falando no lançamento, o ministro tunisiano do Turismo, Mohamed Moez Belhassine, disse que a ideia é evidenciar a riqueza turística e natural da Tunísia.
A iniciativa será implementada pela Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão) e Organização Líderes Internacionais, com apoio do Projeto do Desenvolvimento do Turismo Sustentável na Tunísia, iniciativa da União Europeia e Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha no âmbito do programa “Tounes Wijhetouna”.