São Paulo – A Tunísia recebeu empréstimo de US$ 150 milhões do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para desenvolver um campo de gás em Hasdrubal, no sul do país. A tomadora do empréstimo foi a Empresa Tunisiana de Atividades Petrolíferas (Etap), segundo informações publicadas na agência de notícias africana Panapress.
O projeto de Hasdrubal faz parte de um sistema maior de produção de gás e condensação de petróleo no Golfo de Gabès. Ele é levado adiante por uma parceria da British Gas Limited Tunisie (BGT) e a Etap e abrange seis poços de produção offshore, uma plataforma, uma fábrica para transformação do gás natural e do petróleo, um gasoduto em água e um gasoduto terrestre ligado à rede da Sociedade Tunisina da Eletricidade e Gás (Steg).
A exploração desta área é considerada estratégica para a Tunísia, já que deverá reforçar a segurança energética do país, gerando rendimentos extras para o governo e garantindo o equilíbrio da balança de pagamentos, segundo a Panapress. O gás de Hasdrubal será comercializado na própria Tunísia e deve atingir volume de 100 milhões de pés cúbicos por dia.
A BGT, filial tunisina do grupo British Gas, líder mundial no setor da energia, é o maior produtor de gás na Tunísia. O acordo do financiamento foi assinado pelo diretor de operações do setor privado do BAD, Tim Turner, e pelo presidente da Etap, Khaled Bencheikh.

