São Paulo – A safra 2025/2026 da tâmaras da Tunísia deverá ultrapassar 400 mil toneladas pela primeira vez e ser recorde. De acordo com dados divulgados na terça-feira (13) pelo Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e Pesca, deverão ser colhidas 404 mil toneladas do fruto neste ano, um aumento de 16,3% sobre o período 2024/2025.
Os dados foram divulgados pelo ministério durante a reunião do Comitê Nacional de Monitoramento dos Programas do Fundo de Promoção da Qualidade da Tâmara. Do encontro participaram o ministro da Agricultura, Essedinne Bem Cheikh, representantes dos ministérios das Finanças, do Comércio, Indústria e Energia, além de profissionais que atuam na produção de tâmaras.
O objetivo do Fundo de Promoção Qualidade da Tâmara é distribuir recursos que proporcionem o aumento da produtividade das tâmaras, um dos principais produtos agrícolas exportados pela Tunísia. No encontro, Bem Cheikh afirmou que o dinheiro do Fundo precisa ser utilizado, especialmente, em ações que garantam o cumprimento de normas sanitárias e ambientais, armazenamento e embalagem, promoção comercial e enfrentamento dos desafios climáticos.
Na reunião também foi enfatizada a necessidade de se investir em pesquisa científica, diversificar as tâmaras colhidas no país, que hoje concentra sua produção na variedade deglet nour, e ampliar a capacidade de armazenamento refrigerado do produto. O encontro deixou aberta a possibilidade de se ampliar os recursos do Fundo caso seja necessário.
Leia também:
Tâmaras: Brasil tem mercado a ser explorado


