São Paulo – A Tunísia promove nos dias 13 e 14 de junho um fórum para investidores com o objetivo de divulgar as oportunidades existentes no país e discutir a nova legislação sobre investimentos estrangeiros que será lançada em breve. O encontro será realizado em Túnis e terá como tema Nova Tunísia: rumo a uma estratégia sustentável de investimentos. Brasileiros podem participar.
“É uma oportunidade para conhecer os esforços que a Tunísia vem fazendo após a revolução”, disse à ANBA o embaixador tunisiano em Brasília, Bachtobji Sabri, referindo-se ao levante popular que em 2011 pôs fim aos mais de 20 anos de governo de Zine El Abdine Ben Ali.
Entre estes esforços, o diplomata destacou a elaboração de um novo Código de Investimentos destinado a atrair o interesse de empresários estrangeiros. No fórum, os tunisianos querem ouvir as opiniões dos participantes sobre o novo marco regulatório.
Nesse sentido, além de empresários e investidores, o encontro vai reunir representantes de diferentes áreas do governo, de órgãos internacionais e especialistas. “Eles vão falar sobre o ambiente para investimentos na Tunísia e debater o que os investidores esperam do país após a revolução”, declarou Sabri.
Ele destacou, porém, que apesar do novo código ainda não estar em vigor, a legislação tunisiana já é favorável à atração de capital estrangeiro. Como exemplo, o diplomata disse que ao investir em determinadas regiões do país, a empresa internacional pode deter 100% do negócio, repatriar os lucros com isenção de impostos por 10 anos e vender 30% da produção no mercado local.
O governo pretende atrair recursos para o interior do país, daí a existência de benefícios suplementares para quem decidir investir em determinadas regiões, onde há mão de obra qualificada, porém, faltam oportunidades de trabalho.
“A ideia é aproveitar estes recursos humanos, principalmente jovens que têm diplomas universitários, e encorajar os investimentos em regiões do interior desprivilegiadas”, disse o embaixador. Segundo ele, no passado estas áreas foram marginalizadas nas estratégias de desenvolvimento e nelas surgiram focos de descontentamento que desencadearam a Primavera Árabe. “É preciso criar riquezas e gerar empregos nestas regiões”, acrescentou.
Entre os setores promissores para os investidores, ele citou indústrias como a mecânica, de material elétrico, automobilística, de componentes aeronáuticos e de alimentos, a agricultura e as áreas de energia e de infraestrutura.
Outra meta da iniciativa é reforçar a vocação da Tunísia como plataforma de exportação. Nesse sentido, Sabri ressaltou a proximidade do país com mercados árabes, da África, do Mediterrâneo e da Europa em geral. “Estamos no coração do Mediterrâneo”, lembrou. Desde o apogeu de Cartago, na antiguidade, a costa tunisiana é um importante polo comercial.
Macro
De acordo com informações fornecidas pelo embaixador, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Tunísia para este ano é de 4%. Apesar do país ainda passar por um período de turbulência política, a produção industrial cresceu nos últimos sete meses e os ganhos do ramo do turismo, um dos mais importantes, avançaram 30% em 2012 em comparação com 2011, embora ainda tenham ficado 10% abaixo dos de 2010, que foi um ano de recordes. Foram criados cerca de 100 mil empregos no ano passado.
O país, segundo ele, tem conseguido melhorar suas contas externas, sendo que o déficit em conta corrente encerrou o primeiro trimestre em 1,8% do PIB, contra 2,3% um ano antes. Isso foi possível pela redução do saldo negativo da balança comercial, com exportações crescendo mais do que as importações.
No ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações do Brasil à Tunísia renderam US$ 351,5 milhões, uma redução de 6,7% em relação a 2011. Na outra mão, as importações somaram US$ 137,5 milhões, um aumento de 31,7% na mesma comparação.
Serviço
Mais informações e inscrições no fórum
E-mail: tif.tunisia@fipa.tn
Site: www.tunisiainvestmentforum.tn
Página da Agência de Promoção de Investimentos Estrangeiros (Fipa)
www.investintunisia.tn


