São Paulo – A Agência de Promoção de Investimentos Estrangeiros da Tunísia (Fipa, na sigla em inglês) quer promover uma conferência comercial entre empresários de seu país e do Brasil. A proposta da entidade foi feita durante reunião realizada esta semana, em Túnis, com Ramez Goussous, assessor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para relações institucionais e internacionais.
Por e-mail, Goussous contou que o presidente da Fipa, Khalil Labidi, pretende que o evento reúna empresários de todos os setores exportadores do Brasil para o encontro com empresários tunisianos. A ideia é que a conferência ocorra em abril do próximo ano.
Foi feito também um convite feito para que uma delegação da Câmara Árabe e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) participe do Fórum de Investimentos da Tunísia, evento internacional que será realizado em junho de 2015.
Desde o dia 16 até este sábado (18), Goussous participa de uma série de reuniões e eventos na Tunísia para promover as relações entre a Câmara Árabe e o país do Norte da África.
A agenda do assessor da entidade inclui ainda reuniões no Centro de Promoção de Exportações (Cepex), União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica) e na Organização da Liga Árabe para Educação, Cultura e Ciência (Alecso).
Ele também se encontrou com o embaixador brasileiro na Tunísia, Julio Bitelli. Na ocasião, o diplomata ofereceu o apoio da embaixada para que as relações comerciais entre os dois países possam render bons resultados para ambas as partes.
Na quinta-feira (16), Goussous participou da abertura da feira Intercâmbio de Negócios e Tecnologias (CAT, na sigla em francês). Em seu discurso, ele salientou a importância da cooperação entre o Brasil e a Tunísia e falou sobre como a Câmara Árabe pode ajudar a abrir oportunidades de negócios que ampliem a balança comercial entre os dois países.


