São Paulo – Após participar da feira Apas, realizada em São Paulo nesta semana, a diretora do Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex, na sigla em francês), Raoudha Jerbi Abbes, afirmou que “certamente” empresas do país árabe do Norte da África estarão na mostra no ano que vem. Vendedores de tâmaras e azeite participaram da feira no Espaço Árabe organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com empresas do Líbano, Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Egito e Iraque.
“A Apas é uma feira internacional muito importante. Acho que é uma das maiores do mundo e, com certeza, a maior da América Latina”, disse. “Para a Apas queremos voltar em 2025. A participação em outros eventos no Brasil, vamos avaliar”, disse.
Leia mais:
Grande em azeites e tâmaras, Tunísia expõe na Apas
Abbes afirmou que a Tunísia tem feito esforços para ampliar a pauta exportadora e o destino das suas vendas. Hoje, 70% dos embarques têm a Europa como destino.
Brasil tem potencial para ser mercado da Tunísia
“O Brasil tem muito potencial para as empresas tunisianas. Vamos aumentar os esforços para ter mais produtos além de azeites e tâmaras”, disse lembrando, contudo, que os azeites tunisianos estão entre os mais premiados do mundo.
Sobre a participação das companhias na feira Apas deste ano, Abbes falou que elas fizeram contatos e que possivelmente as vendas se concretizarão nos dias após o evento, com a realização de mais negociações sobre preços, entregas e embarques de mercadorias.
Ela também afirmou que o apoio da Câmara Árabe foi fundamental para que os comerciantes do seu país pudessem conhecer melhor o mercado brasileiro, em uma programação que envolveu, além da Apas, visitas técnicas a entrepostos de distribuição de alimentos e supermercados.