Da redação*
Tunis – A câmara dos deputados da Tunísia ratificou ontem (06) o acordo para a criação da Corporação Islâmica para Financiamento do Comércio Internacional (ITFC). O acordo foi assinado em 30 de maio de 2006 pela Tunísia e pelos demais países membros do Banco de Desenvolvimento Islâmico (IDB). As informações são da agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP).
Sediada em Jeddah, na Arábia Saudita, a ITFC vai operar de acordo com os preceitos islâmicos, complementando as atividades do Banco de Desenvolvimento Islâmico, de acordo com o site do IDB. Ao todo 56 países são membros do IDB.
Segundo a TAP, o capital da ITFC é de US$ 3 bilhões, dos quais US$ 500 milhões estão abertos à subscrição de outros países e instituições financeiras interessadas. O IDB terá uma participação de no mínimo 51% no capital.
O presidente do IDB, Ahmed Mohammed Ali, afirmou que o objetivo da ITFC é desenvolver o comércio exterior dos países membros e melhorar seu desempenho em exportações.
"A iniciativa vai ajudar a combater a pobreza nos países membros menos desenvolvidos. A ITFC vai fornecer mais recursos ao IBD para financiar exportações e investimentos, além de oferecer as garantias necessárias para facilitar um maior intercâmbio comercial", ele disse, segundo o site do IDB.
*Translated by Gabriel Pomerancblum