Túnis – A Tunísia recebeu de janeiro até 20 de abril quase 1,7 milhão de turistas, um crescimento de 19% sobre o mesmo período do ano passado, segundo informações publicadas nesta quarta-feira (25) pela agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP). De acordo com comunicado do Ministério do Turismo, o total de visitantes é maior do que o registrado no mesmo período de 2010, quando a atividade teve seu melhor ano na Tunísia.
Com base nestes dados, o clima às vésperas da temporada de verão no Hemisfério Norte é de otimismo. Na manhã desta quarta, os comissários de turismo das regiões de Túnis, Hammamet, Nabeul, Monastir, Sousse, Mahdia, Tabarka e Djerba participaram de uma reunião sobre os preparativos para alta temporada com a ministra do Turismo, Salma Elloumi-Rekik, que já havia realizado encontro semelhante com comissários das áreas ao Sul do país.
A pauta girou em torno da qualidade dos serviços, da supervisão dos operadores de turismo e da aplicação rigorosa da regulamentação relativa à qualidade do que é oferecido aos turistas. A proteção do meio ambiente, a capacidade dos hotéis, as condições de segurança e o abastecimento de alimentos e água foram também temas da reunião.
A ministra pediu aos comissários que se mantenham mobilizados e que tenham a qualidade dos serviços como preocupação maior, em coordenação com os profissionais do setor.
O turismo é uma das principais atividades econômicas da Tunísia e uma das maiores fontes de divisas do país. Após um ano de recordes em 2010, a chamada Primavera Árabe, em 2011, teve impacto negativo na atividade, situação agravada com a ocorrência de ataques terroristas em Túnis e em Sousse em 2015. A retomada do setor é vista como prioridade.