São Paulo – A Tunísia recebeu no ano passado cinco mil turistas brasileiros, um aumento de 30% em comparação com o registrado em 2019, anos de referência do setor, segundo o Escritório Nacional de Turismo da Tunísia. De acordo com a diretora do escritório para Espanha, Portugal e Brasil, Leila Tekaia, o país trabalha para triplicar a recepção de brasileiros e atingir 15 mil viajantes por ano dentro de dez anos. O órgão de turismo do país participa, pela primeira vez, da feira WTM Latin America, dedicada a profissionais do setor e que acontece até esta quarta-feira (16), em São Paulo.
Tekaia diz que tem crescido a quantidade de operadores turísticos que levam turistas brasileiros para o país árabe. Do total de visitantes, cerca de 25% chegam por meio dos cruzeiros que navegam pelo Mar Mediterrâneo e atracam nos portos tunisianos. Essa visita, embora curta, é importante para apresentar a Tunísia como um destino para os viajantes.
Em busca de mais visitantes, diz a executiva, o país pretende realizar famtrips, que são viagens de familiarização, com agentes de turismo brasileiros e busca parcerias com empresas aéreas para promover o destino.
Viagens para apresentar Tunísia a agentes de turismo
De acordo com a diretora, os grandes desafios são fechar acordos com companhias aéreas para que façam promoção para meios de comunicação apresentando os atrativos da Tunísia ao cliente final e fazer com que os agentes de viagem saibam como vender o país. “Se o agente de viagem não conhece o produto de primeira mão, é difícil convencer [o turista]. Para nós, é muito importante começar a organizar famtrips, que são viagens de familiarização”, diz Tekaia sobre as estratégias que o órgão turístico pretende implantar logo após a WTM.
Ela afirma que o escritório de turismo decidiu participar da feira em razão do potencial do Brasil no setor e porque há um fluxo de investimentos e intercâmbio de pessoas e serviços crescentes entre os dois países. Além disso, o país árabe tem empregado esforços em promover mais negócios no Brasil e em São Paulo, inclusive com a instalação de um escritório comercial na cidade.
Tekaia afirma, ainda, que é preciso fazer parcerias com empresas aéreas de outros países porque a companhia local, TunisAir, passa por uma reestruturação. Dentro de cinco anos, a empresa tunisiana poderá operar voos para longas viagens e contribuir com o aumento de viajantes ao país, diz Tekaia. Entre os destinos que a Tunísia pretende explorar no Brasil estão o deserto do Saara no Sul do país, o turismo cultural e a ilha de Djerba, na Costa Leste.
Leila Tekaia visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta terça-feira (15), acompanhada do chefe do escritório comercial e consular da Tunísia em São Paulo, Hassen Saadani e da artista plástica Dorra Messelmani.
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