Isaura Daniel
São Paulo – A necessidade de maior interação cultural entre o Brasil e a Tunísia foi um dos temas tratados ontem (24) durante encontro do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, com o chanceler do país árabe, Abdelbaki Hermassi, na capital do país árabe. "A Tunísia tem muito interesse no intercâmbio cultural com o Brasil", disse por telefone à ANBA o embaixador brasileiro em Túnis, Sérgio Barcellos Telles, que acompanhou a reunião.
O encontro fez parte da programação da visita do chanceler brasileiro a dez países árabes. Hoje (25) Amorim encontra-se com o presidente tunisiano, Zine Al-Abidine Ben Ali, ao qual vai entregar uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com convite para a cúpula dos países árabes e sul-americanos, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio em Brasília. A cúpula também foi um dos assuntos tratados por Amorim com o ministro das Relações Exteriores da Tunísia. De acordo com o embaixador Telles, Hermassi classificou a idéia da cúpula, uma iniciativa de Lula, como "genial".
Os temas culturais entraram na pauta da reunião, já que o chanceler Hermassi é ex-ministro da Cultura e defensor da área. Os tunisianos são conhecidos por sua atuação nas áreas de música e cinema e promovem o famoso Festival de Cartago, uma das mais importantes mostras de cinema da região. "É importante que o Brasil possa encontrar meios de participar dos festivais de música clássica, jazz e cinema tunisianos", diz Telles.
A Tunísia foi uma das primeiras nações árabes a desenvolver produções cinematográficas, em 1922. Filmes produzidos no país, como "O Silêncio do Palácio", de Moufida Tatli, e "Tempo de Esperança", da mesma diretora em co-produção com a França, já passaram na televisão brasileira.
O embaixador Telles afirma que o término da exigência de vistos para viagens entre os dois países, acordo que vigora desde agosto do ano passado, deve ajudar a dinamizar as relações entre os dois países tanto na área cultural, quanto no setor de turismo e negócios.
Paralelamente às atividades da cúpula vai ocorrer uma mostra de cinema árabe, da qual a tunisiana Nadia Attia, diretora do Festival de Cartago, será curadora. Também serão exibidos filmes sul-americanos, mostra da qual o brasileiro Marco Farani, diretor do Festival Internacional de Brasília, será curador.
Nações Unidas
Os chanceleres da Tunísia e do Brasil também falaram sobre temas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Eles acertaram a realização de uma reunião de alto nível entre os governos dos dois países para debater assunto de interesse comum.
Amorim, que esteve no Kuwait no dia anterior, foi recebido no aeroporto de Túnis pela secretária de estado de Relações Exteriores para América e Ásia, Saida Chtioui. Ele se encontrou também com o Prefeito de Túnis, Abbes Mohsen.
A Tunísia é o penúltimo país a ser visitado por Amorim no seu tour pelos países árabes, que começou no dia 17 e termina neste final de semana. De Túnis, o ministro parte para a Argélia, país que vai presidir a Liga dos Estados Árabe a partir de março.

