Emirates News Agency*
Tunis – A Emaar Properties, empresa de desenvolvimento imobiliário dos Emirados Árabes Unidos, anunciou neste final de semana um plano para a construção de uma marina na costa leste da Tunísia, orçado em US$ 1,82 bilhão. A Marina Al Qussor, localizada na província de Sousse, em direção à ponta sul do Golfo de Hammamet, terá 442 hectares e oferecerá uma variedade de opções de moradia e atrações turísticas, com uma grande vila ao centro.
Em uma cerimônia em Tunis, capital tunisiana, o presidente da Emaar, Mohamed Ali Alabbar, apresentou o projeto ao presidente do país Zine El Abidine Ben Ali. O projeto se apresentará como uma atração turística no litoral sul do Mediterrâneo, longe dos locais mais tumultuados, porém próximo aos principais pontos culturais da Tunísia, como por exemplo, a cidade de Cartago.
"Estamos honrados em apresentar a Marina Al Qussor ao presidente Zine El Abidine Ben Ali hoje. A Tunísia é um país com patrimônio cultural rico e estamos ansiosos com a oportunidade de fazer parte dessas atrações com a Marina Al Qussor", disse Alabbar. Segundo ele, o projeto vem em boa hora com o franco crescimento da indústria do turismo do país e do Norte da África, mercados que representam boas oportunidades para a empresa. "Olhamos para outras partes do Norte da África para desenvolver nossos projeto e comunidades planejadas. Com sua crescente indústria do turismo, a Tunísia é um importante mercado para a Emaar", afirmou Alabbar.
O projeto da Marina Al Qussor segue de acordo com a atual política de turismo da Tunísia que está focada em turismo residencial, que permite que os turistas das classes mais altas comprem casas em belos locais para estadias mais longas. O país atraiu 6,4 milhões de turistas em 2005 e tem quase US$ 2 bilhões como meta de faturamento com turismo para 2006.
A Marina Al Qussor terá mais de 4 mil unidades residenciais como chácaras, casas e apartamentos localizados na beira do lago, praia e marina; seis hotéis, de quatro estrelas até alto luxo; instalações de lazer na marina como iate clube, clubes de praia e spa; clubes esportivos; campo de golfe de 18 buracos; e área comercial também de frente para o mar.
O empreendimento oferece uma série de ambientes, entre lagos naturais, pomares de oliveiras, a floresta de El Medfoun e as praias. Em contraste com a paisagem natural, a área da vila central vai oferecer o cenário ideal para a sede do resort, com lojas, restaurantes e apartamentos. A marina terá 400 espaços de ancoragem e manobra e estrutura para suportar embarcações de todos tamanhos, inclusive navios cruzeiros que atravessam o Mediterrâneo.
O estilo arquitetônico do projeto leva em conta elementos, técnicas, estilos e materiais usados na construção tunisiana. Prédios baixos acrescentam ao charme do local sem comprometer a vista ao longo do empreendimento.
Os empreendimentos da Emaar criam bairros planejados integrados com escolas, hospitais, opções de lazer e entretenimento, comércio e serviços. A partir de um modelo primeiro praticado em Dubai, nos Emirados, a Emaar está se expandindo para vários países da região, com projetos e joint-ventures no Marrocos, Arábia Saudita, Turquia, Síria, Egito, Índia, Paquistão e agora Tunísia.
*Tradução de Silvia Lindsey

