Túnis – Após visitar Etiópia, Marrocos e Tunísia esta semana, representantes de empresas brasileiras afirmaram que a viagem já começou a abrir portas nestes países. Eles foram a estas nações em uma missão empresarial organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, chefiada pelo chanceler Mauro Vieira. A Etiópia recebeu a delegação na terça-feira (08). Na quarta-feira (09) e na quinta-feira (10), o Marrocos foi o destino. A Tunísia foi a última etapa da viagem, encerrada nesta sexta-feira (11) com uma rodada de negócios na sede da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica), em Túnis.
De acordo com a coordenadora do projeto de internacionalização da fabricante de medicamentos Eurofarma, Priscilla Marcossi, a viagem começou a gerar resultados. Ela se reuniu com uma empresa tunisiana com a qual já estava negociando medicamentos. “Eu convidei para o evento na Utica. Foi ótimo, porque pudemos nos conhecer e a empresa fez boas propostas. Uma viagem como essa, com o ministro, é muito boa, porque a presença dele dá visibilidade às empresas que participam dela e também é um apoio institucional”, afirmou Marcossi. A companhia apresentou medicamentos genéricos para diversos tipos de tratamentos.
A indústria de equipamentos neonatais Fanem exporta seus produtos para todos os países árabes e participou da missão porque deseja ampliar sua presença na região. De acordo com o gerente comercial do Departamento de Exportação da empresa, Fernando Jacinto, visitas de comércio ganham “força” com a presença do ministro. “A vinda do ministro sempre gera uma imagem diferente. Mostra aquilo que o Brasil oferece e também atrai empresas destes países para o Brasil, um país com um mercado interno muito atraente”, disse. “Precisa haver mais viagens como esta”, afirmou.
Analista de Exportação da Metalúrgica Trapp, Jeferson Silveira afirmou que a empresa já exportou para o Marrocos, mas perdeu seu representante local há quatro anos e agora deseja voltar a vender para os marroquinos, porém, com uma presença maior. “Essa iniciativa do Itamaraty é válida porque ajuda a estabelecer o contato. Ter um órgão superior, como o ministério, torna nossa presença mais marcante. Facilita muito”, disse. A Trapp exporta cortadores de grama, entre outros produtos, para mais de 60 países. Entre eles estão nações do Golfo, como Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, e também a Jordânia, no Levante. O objetivo da companhia agora é exportar de novo para o Marrocos, para a Tunísia e chegar também à Argélia.
Também participaram da missão a Volkswagen do Brasil, BRF, Embraer, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro).
O gerente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, afirmou que a visita leva as relações entre Brasil e Tunísia para outro patamar. “Os encontros realizados pelo ministro abriram novos caminhos de conversa. Por outro lado, o Centro de Promoção das Exportações da Tunísia (Cepex) reativou a parceria com a Câmara Árabe agradecendo pelo apoio em dispor de 40 metros quadrados na próxima edição da feira Apas (feira do setor supermercadista, que será realizada em maio, em São Paulo). Além disso, a troca saudável entre empresários abre uma nova etapa do comércio entre os dois países”, disse.
Em 2015, segundo dados divulgados pelo Itamaraty, o Brasil exportou o equivalente a US$ 303 milhões em produtos à Tunísia, sobretudo açúcar. A Tunísia, por sua vez, enviou US$ 58 milhões em mercadorias ao Brasil, basicamente combustíveis e fertilizantes.
Na próxima segunda-feira (14), Mansour e a executiva de Negócios Internacionais para a Região do Magreb da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, irão se reunir com representantes da Cepex e da Agência de Promoção dos Investimentos Agrícolas da Tunísia (Apia). Eles terão também um encontro com o presidente do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia pelo lado tunisiano, embaixador Hassine Bouzid.


