Cairo – Uma empresa tunisiana produtora de azeitonas e azeite de oliva, chamada Olyfo Olive Oil Company, está se expandindo rapidamente no mercado internacional e pretende entrar no Brasil. A Olyfo é fruto de uma parceira entre dois amigos de infância e foi criada em 2020 como realização de um sonho de Ahmed Hamza e Yahya Chemli. Três anos foram suficientes para a empresa alcançar vários mercados no exterior.
Ahmed e Yahya têm tradição de família na fabricação de azeites de oliva, especialmente Yahya, um engenheiro agrônomo especializado na produção de azeitonas. Ahmed possui uma vasta experiência em Marketing, área em que trabalhou para várias empresas internacionais. Ahmed Hamza falou sobre a empresa à ANBA.
De acordo com o empresário, a Olyfo atende países como Rússia, Ruanda, Vietnã e Estados Unidos, além de cinco europeus, mas busca entrar em novos mercados e se expandir em outros, notadamente nos Estados Unidos, onde os produtos da empresa serão lançados através da plataforma de comércio eletrônico Amazon no mês de abril. Exportar ao Brasil é um dos objetivos da companhia tunisiana.
Ahmed informa que a empresa busca mercados no continente latino-americano como um todo, mas especialmente no Brasil, motivo pelo qual se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Com isso, a Olyfo pretende conhecer de perto o mercado brasileiro e obter estudos para identificar necessidades locais e características dos consumidores. O empresário considera o Brasil um mercado grande e promissor para o azeite de oliva da Tunísia.
A Olyfo possui fazendas que conjugam diferentes tipos de oliveiras. A principal delas é a tradicional oliveira tunisiana. São cultivadas também outras espécies, de origem espanhola e grega, distribuídas em várias regiões da Tunísia. Entre o norte, centro e sul do país, cada região é caracterizada por um grau específico em termos de sabor e aroma de azeitonas, o que permite que a empresa tenha condições de atender a todas as necessidades dos clientes.
As azeitonas e os azeites
As fazendas de oliveiras da companhia ocupam área de 450 hectares, mas a Olyfo também adquire culturas adicionais de outros fazendeiros locais para atendimento da crescente demanda pelo azeite de oliva. A capacidade de prensa é de 30 toneladas de azeitonas por dia, sendo que são produzidas entre 1 mil e 2 mil toneladas de produtos embalados por ano. Há potencial para ocorrer uma expansão em breve.
De acordo com Ahmed, a empresa deu maior atenção, no passado, às áreas cultivadas. Agora, no entanto, os focos principais são a produção e a exportação do azeite, uma vez obtido sucesso, em 2023, em introduzir parceiros estrangeiros na estrutura societária com o objetivo de intensificar o trabalho e aumentar a capacidade de produção.
A Tunísia produz entre 200 mil e 300 mil toneladas de azeite de oliva anualmente, segundo o empresário. O país exporta acima de 80% de sua produção, especialmente para Espanha e Itália, que misturam os óleos produzidos pelos tunisianos com seus óleos e os reexportam novamente como se fossem produtos locais.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan