Isaura Daniel
São Paulo – Dentro de uma semana deve desembarcar na Tunísia o primeiro contêiner de calçados que a trading International Company of Trade (ICO), que fica no país árabe, comprou do Brasil. De acordo com o sócio da empresa tunisiana, Anis Kanzari, que está em São Paulo a negócios, a ICO adquiriu os produtos da Dupé Sandálias, fábrica de calçados que fica no Recife, no estado de Pernambuco. A negociação partiu de contatos via internet. Kanzari, porém, está no Brasil para conhecer mais de perto a produção nacional de calçados.
O empresário está participando, como visitante, da 34ª Couromoda, Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, que começou na segunda-feira (15) e segue até a sexta (18) no Parque Anhembi, na capital paulista. A Dupé fabrica sandálias de borracha de tiras, nos segmentos masculino, feminino, infantil e unissex, e exporta para mais de 20 países. Kanzari ficou sabendo da existência da marca porque comprou, há cerca de três anos, na Itália, para uso pessoal, uma sandália feita pela empresa.
Além de reforçar os laços com a Dupé, nesta visita ao Brasil, o empresário tunisiano também tem um encontro agendado com a fabricante mineira de calçados esportivos Taygra, com a qual teve contato anterior. Kanzari esteve conhecendo as coleções brasileiras na Couromoda segunda-feira e terça-feira. Ele afirma que a qualidade dos calçados brasileiros e o preço são bons. “Os calçados brasileiros são bons e a qualidade é melhor do que a chinesa. O preço chinês é inferior, mas os sapatos brasileiros não são caros”, afirma.
O empresário, porém, afirma que desta vez veio apenas para fazer contatos com as empresas e buscar informações sobre a produção. Ele acredita que entre os calçados fabricados no Brasil, os esportivos são os que têm mais chance de fazer sucesso no mercado tunisiano. Os saltos muito altos, como as plataformas, diz ele, não são procurados na Tunísia. A trading de Kanzari tem apenas seis meses de existência. Ela atua em outras frentes, além do mercado de calçados, e distribui produtos também no Marrocos, Tunísia e Argélia.
A ICO é responsável, por exemplo, por importações da Solar Energy Systems (SES), empresa que trabalha com energia renovável na Tunísia. A ICO também faz importação de tecnologia e equipamentos para fabricação de ar condicionado a gás, Por fim, a trading ainda atua, em parceria com a Janus Multimedia, na produção de CDs para promoção do turismo. A empresa desenvolve CDs nos quais é possível fazer, por exemplo, um tour virtual pelo local que está sendo promovido.
Kanzari quer ver também o que há nesta área no Brasil e se há mercado para os seus produtos. Os CDs são feitos em sete idiomas, entre eles o português. Outro objetivo da viagem do empresário é sondar o mercado brasileiro para tâmaras e azeite de oliva. Kanzari desembarcou no país no último domingo (14) e deve ficar até o próximo domingo (21). Além do tunisiano, empresários da Argélia estão entre os importadores presentes na Couromoda.
Na Couromoda
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira também tem um estande na feira para auxiliar os importadores e prestar informações sobre o mercado árabe às empresas interessadas. De acordo com a auxiliar de Relações Internacionais da entidade, Aline Vicentim, a maior parte dos empresários que procurou o estande ontem queria informações sobre como ingressar no mercado árabe. Eles eram dos setores de couro, jóias e têxteis

