São Paulo – Integrantes da missão empresarial da Tunísia, que está no Brasil esta semana, visitaram a sede da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, nesta terça-feira (03). Eles demonstraram interesse em conhecer melhor as oportunidades de negócios proporcionadas pela feira promovida anualmente pela entidade. “O Brasil é um mercado prioritário para a Tunísia e uma feira como a Apas pode ser uma vitrine importante”, disse o presidente do Centro de Promoção das Exportações da Tunísia (Cepex), Abdellatif Hamam.
Os empresários tunisianos ficaram de estudar a possibilidade de participar da 27ª edição da Apas, que ocorre em maio de 2011, e retomar o contato com a entidade brasileira até o final deste ano. Além de Hamam, estiveram na entidade Sofen Meddeb, presidente do Groupement Interprofessionnel de Fruits, entidade que representa os produtores de frutas no país, e Tarek Yakhlef, diretor de Relações Internacionais da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica). O vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, que é também cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, acompanhou o grupo.
“Se querem vender seus produtos no Brasil vieram ao lugar certo”, afirmou a executiva de negócios internacionais da Apas, Patricia Oliveira. Segundo ela, a edição da Apas desse ano recebeu 72 mil visitantes e 550 expositores, que movimentaram R$ 4,5 bilhões em negócios. “Nos 68 mil metros quadrados da área de exposição, os participantes têm acesso a tendências, novidades e soluções inovadoras”, destacou.
“Durante o evento os supermercadistas e fornecedores podem ampliar sua rede de contatos e estabelecer novas parcerias, base essencial para negócios futuros”, disse. “Se eles quiserem expor na área internacional serão muito bem-vindos”, completou.
A Apas possui um espaço especial para os expositores internacionais, que já foi ocupada por empresários da Turquia, China, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Equador. Patricia falou ao grupo sobre o Projeto Comprador, realizado em 2009 pela Câmara Árabe em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
O grupo de empresários tunisianos visitou ainda a sede da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo). “São Paulo tem muitas áreas com excelentes oportunidades para investimentos e queremos viajar para os países árabes para apresentar essas oportunidades”, disse José Roberto de Araújo Cunha Jr., diretor da Investe São Paulo.
Segundo ele, o estado é dono do mais diversificado parque industrial do país, com participação superior a 40% na receita nacional dos setores de serviços e comércio. O estado é também o maior mercado consumidor brasileiro, contando com 22% da população do país, aproximadamente 41 milhões de pessoas.
“Um dos diferenciais é a excelência de sua infraestrutura de logística e transporte, que abriga as mais modernas rodovias brasileiras, os principais aeroportos internacionais do país, além do maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 25% da corrente de comércio brasileira”, declarou o executivo.
De acordo com Hannun, os principais motivos da missão empresarial tunisiana foram a realização da reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, realizada na segunda-feira, na Câmara Árabe, e a busca de novas oportunidades de negócios entre os dois países.
Nesta quarta-feira (04), a delegação terá atividades no Rio de Janeiro, como encontro na Federação das Indústrias do Estado (Firjan). Na quinta-feira (05), os empresários retornam para a Tunísia.