São Paulo – Uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa e consultoria Arab Advisors Group mostrou que usuários de internet na Tunísia gastaram US$ 132,7 milhões em compras on-line no período de 12 meses encerrado em julho deste ano. As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias Al Bawaba.
De acordo com o relatório, 36,4% dos usuários de internet do país árabe, ou mais de 416 mil pessoas, utilizaram o comércio eletrônico. A pesquisa revela também que 84% dos usuários na Tunísia acessam a internet em casa, 75,8% no trabalho e 24% em locais públicos – a maioria deles navega na rede em mais de um local.
Os estudo mostra ainda que, de acordo com os usuários, seus familiares que não utilizam a rede não o fazem porque não sabem usar computadores, não têm interesse, não vêem necessidade ou não têm idade suficiente.
Os adeptos do e-commerce na Tunísia fazem suas compras via internet ou por telefones celulares que oferecem acesso à rede. "A maior parte dos usuários de e-commerce utiliza cartões de crédito para pagar suas compras. Em seguida vêm os cartões pré-pagos para compras pela internet", afirmou o analista de pesquisas sênior Hussam Barhoush, do Arab Advisors Group, segundo o site Al Bawaba.
No total, 1.093 usuários de internet no país árabe responderam à pesquisa, que foi feita por e-mails enviados aleatoriamente. Em seguida, uma equipe do Arab Advisors Group realizou o controle de qualidade e validação das respostas. Foram entrevistadas pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. A pesquisa tem nível de confiança de 99% e uma margem de erro inferior a 4%.
Sediado em Amã, capital da Jordânia, o Arab Advisors Group pertence ao banco de investimento Arab Jordan Investment Bank Group e presta serviços de pesquisa, análise e consultoria nos setores de comunicações, mídia, tecnologia e finanças nas regiões do Oriente Médio e Norte da África.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

