Marina Sarruf
São Paulo – Doze funcionários da empresa de correios da Tunísia estão no Rio de Janeiro para participar do Mundial de Vôlei Indoor do Trabalhador 2006, um campeonato promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT). A competição reúne mais de 400 participantes, entre homens e mulheres, de 13 países. O Mundial começa hoje (22) no Clube Monte Líbano, no Leblon, e termina no sábado (27).
De acordo com o chefe da delegação da Tunísia, Moncef Bartegi, o torneio tem como objetivo integrar os trabalhadores de diversos países e trocar experiências culturais e esportivas. "É uma confraternização entre países, mas acima de tudo é um campeonato oficial do SESI", afirmou Bartegi, que também é embaixador da África na CSIT.
Essa é a quarta vez que um time da Tunísia vem jogar no Brasil. "Já jogamos em Recife, Curitiba e Rio de Janeiro. Cada vez vem uma equipe diferente", disse Bartegi, que integra uma delegação com 17 tunisianos. A equipe da Tunísia é formada por 12 jogadores do sexo masculino.
Além da Tunísia e Brasil, participam do campeonato times do México, Portugal, França, Finlândia, Estados Unidos, Itália, Rússia, Áustria, Lituânia, Letônia e Israel.
Para o paraninfo do evento, Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, a promoção do esporte no ambiente de trabalho, traduz eficiência e produtividade do trabalhador. Segundo uma pesquisa do SESI com trabalhadores-atletas dos Jogos Nacionais de 2004, praticar esportes com os colegas de trabalho e chefes traz benefícios como a melhoria no relacionamento e valorização do trabalho em equipe.
Um dos destaques da programação é o Desafio das Estrelas, que será realizado amanhã (23) no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Leblon. O Desafio das Estrelas vai ser uma partida entre jogadores brasileiros da seleção masculina de vôlei de 1992 com a seleção de 2004. Entre os jogadores vão estar Tande, Carlão, Maurício, Giba e Giovanne.
Competições internacionais
O SESI participa de provas internacionais desde 1995 e integra duas confederações internacionais que promovem competições esportivas para trabalhadores-atletas: a Confederação Americana de Desporto do Trabalhador (Copadet) e a Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT).
Entre as competições internacionais de trabalhadores-atletas que o SESI trouxe para o Brasil estão: Copa do Mundo de Futebol do Trabalhador, em 2000; Copa do Mundo de Vôlei de Praia, em 2001; Copa do Mundo de Futsal e Mundial de Atletismo do Trabalhador, em 2005.
Mundial de Vôlei Indoor do Trabalhador
Abertura: 22 de maio
Horário: 20 horas
Local: Salão de Festas do Clube Monte Líbano
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 701, Leblon, Rio de Janeiro

