São Paulo – O turismo internacional cresceu 5% nos primeiros nove meses deste ano sobre o mesmo período do ano passado e atingiu recorde de 845 milhões de pessoas no mundo, segundo informações divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com base em dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Um adicional de 41 milhões de turistas viajou de janeiro a setembro deste ano em comparação a iguais meses de 2012.
De acordo com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, o turismo internacional está crescendo acima das expectativas e apoiando o crescimento econômico de países desenvolvidos e emergentes, trazendo apoio para criação de empregos, avanço do Produto Interno Bruto (PIB) e da balança de pagamentos de muitos destinos.
A Europa foi o destino mais procurado nos nove primeiros meses deste ano. O número de viajantes que chegou no continente cresceu 6% e grande parte desse avanço ocorreu em função de visitas ao Leste Europeu, Mediterrâneo, Europa Central e do Sul. Esse percentual, de acordo com a OMT, é o dobro da taxa média de crescimento para a Europa desde 2000.
Também o turismo na Ásia e Pacífico teve bom desempenho, com avanço de 12% no número de turistas que visitaram a região. Os visitantes vieram principalmente do sudeste asiático. A OMT afirma que as Américas tiveram desempenho fraco, com aumento de 3%, impulsionado principalmente pelas chegadas aos Estados Unidos. Na África Central o turismo cresceu 5% e no Oriente Médio apenas 0,3%.
Os russos e os chineses lideram o ranking dos que mais viajaram para o exterior neste ano. O turismo de pessoas da Rússia e da China cresceu 29% e 22%, respectivamente, no período. O turismo internacional de canadenses aumentou 3%, o de norte-americanos, ingleses e franceses cresceu 2%. Não houve aumento nos embarques da Alemanha, Austrália, Itália e Japão.


