São Paulo – O emirado de Ras Al Khaimah recebeu 1,12 milhão de visitantes em 2019, número 4% maior que o registrado em 2018, de acordo com relatório divulgado pela Autoridade de Desenvolvimento do Turismo de Ras Al Khaimah. O órgão de turismo do emirado anunciou que estima receber 1,5 milhão de turistas ao ano até 2021.
A taxa de ocupação anual do setor hoteleiro do emirado teve média de 74%, e a receita por quarto disponível (RevPAR, na sigla em inglês) foi de US$ 114,90, uma das mais altas da região.
O crescimento do turismo na região se deve, segundo o relatório, a uma série de atividades lançadas pelo emirado, como a maior tirolesa do mundo, na montanha de Jebel Jais, um festival de artes, a meia maratona de Ras Al Khaimah, entre outras atrações.
A autoridade de turismo participou de 20 exposições turísticas e realizou 34 viagens promocionais em 16 países, além de ter organizado 63 workshops em 12 países, incluindo o Reino Unido, Alemanha, Rússia, Escandinávia, a Comunidade dos Estados Independentes (que abrange os países da antiga União Soviética) e outros países da Europa Central e Oriental.
O turismo proveniente da Rússia, Índia, Cazaquistão e Polônia teve um crescimento de mais de 10% de cada país em comparação com 2018. A Rússia cresceu 13%, a Índia, 10,5%, o Cazaquistão 15% e a Polônia, 14%.
Em nota, o CEO da Autoridade de Turismo, Raki Phillips, disse que o emirado alcançou resultados positivos em 2019, com o aumento de quase 4% no número de visitantes de mercados importantes.
Ele acrescentou que o emirado está vivendo a implementação de uma estratégia de turismo de três anos, que visa atrair um leque mais amplo de turistas e visitantes, e também se concentra em visitantes considerados de alto valor agregado, como aqueles que participam de eventos, conferências e exposições.
O Turismo de Ras Al Khaimah vem se preparando para adicionar 6.200 quartos de hotel ao seu total atual de 6.499 leitos nos próximos três anos.