São Paulo – Perto de 13 milhões de turistas visitaram o Marrocos no ano passado, segundo informações do Observatório do Turismo do país divulgadas pela agência de notícias Maghreb Arabe Press (MAP). O aumento no número de visitantes foi de 5,2% sobre o ano anterior.
O levantamento leva em conta os turistas estrangeiros e os marroquinos expatriados em visita ao país. Enquanto as chegadas dos primeiros cresceram 5,4%, as do segundo grupo avançaram 5% na mesma comparação.
Os maiores aumentos ocorreram nas visitas de pessoas originárias da Itália, com crescimento de 9%, seguidos de Reino Unido, de onde os desembarques avançaram 8%, e da França, com chegadas 6% maiores. O número de turistas da Espanha cresceu também 6%, da Alemanha 5% e da Holanda 4%.
A quantidade de noites que os turistas passaram no Marrocos avançou 5% no ano passado, com a maior parte delas passadas nas cidades de Marrakesh e de Agadir. Esses dois destinos responderam por 57% do total das diárias de hoteis no Marrocos. O número de noites em Marrakesh cresceu 6% e em Agadir 3%.
Na foto acima, ruínas da cidade romana de Volubilis, no Norte do Marrocos.