Da redação
São Paulo – O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) vai promover o Brasil como destino de viagem em 42 feiras internacionais neste segundo semestre de 2007. Já neste mês de setembro o instituto vai participar e levar empresas nacionais do setor para seis mostras internacionais nos Estados Unidos, Japão, Rússia e França. As feiras nas quais a Embratur terá estande até o final deste ano serão de 15 países e serão de diferentes segmentos, como multissetorial, negócios, eventos, luxo e golfe.
O pontapé no calendário de feiras do semestre foi dado hoje, com a participação na La Cumbre, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que começou nesta quarta (5) e segue até o próximo domingo (9). No mesmo país, a Embratur participa da The Trade Show, em Las Vegas, de 9 a 11 de setembro, e da IT&ME, em Chicago, de 15 a 27 do mesmo mês. O Instituto Brasileiro do Turismo também estará na Jata, em Tóquio, no Japão, na Leisure, em Moscou, na Rússia, e também na Top Resa, em Deauville, na França.
A participação em feiras internacionais é uma das principais estratégias de promoção do destino Brasil no exterior, segundo a Embratur. Nas mostras, o instituto organiza estandes onde podem ser expostos produtos e serviços na área de turismo oferecidos por empresas, governos e organizações não-governamentais do país. A presença em mostras se insere no Plano Aquarela, um projeto de marketing turístico do Brasil levado adiante pelo governo federal brasileiro.
"As feiras promovem a imagem positiva do Brasil no exterior, divulgando destinos, produtos e serviços turísticos em mercados estratégicos, definidos pelo Plano Aquarela, ao mesmo tempo em que ampliam as oportunidades de negócios para o nosso país", diz o diretor de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, em nota divulgada pela Embratur. O instituto também apóia, para que tenham menos custos, a participação de expositores brasileiros nas feiras internacionais.
Desde o começo deste ano 586 empresas e entidades participaram de mostras fora do Brasil com apoio da Embratur. Até o final do ano deverão ser 1.272 pelas previsões do instituto. Nos sete primeiros meses deste ano, os turistas estrangeiros gastaram US$ 2,8 bilhões no Brasil. O valor foi 12,37% maior do que no mesmo período de 2006. No ano, a Embratur estima que os gastos, que incluem operações cambiais e uso de cartões de crédito internacionais, chegarão a US$ 4,8 bilhões.

