São Paulo – O setor de turismo de Dubai apresentou crescimento recorde de 12% no primeiro bimestre, comparado com o mesmo período de 2016, puxado, principalmente, pelo aumento nas visitas de turistas russos e chineses. Segundo informações da Emirates New Agency (WAM), citando dados da Dubai Tourism, órgão do Departamento de Marketing para o Turismo e Comércio (DTCM), o emirado recebeu quase três milhões de visitantes nos primeiros dois meses do ano.
Houve aumento do número de turistas dos principais mercados-chave, mas os chineses, com crescimento de 60%, e os russos, com 84% mais pernoites, se destacaram.
De acordo com a WAM, os chineses tiveram 157 mil pernoites em janeiro e fevereiro. Somente em janeiro o crescimento de turistas da China chegou a 102% em relação ao primeiro mês de 2016. O pernoite de russos somou 65 mil nos primeiros dois meses do ano, com especial incremento em fevereiro, cujo crescimento alcançou 140% na comparação com igual mês do ano passado.
Para Helal Saeed Almarri, diretor geral da Dubai Tourism, o trabalho do órgão junto ao governo com iniciativas para incrementar o número de visitantes ao emirado vem fazendo efeito. Ele acrescentou que a decisão do Emirados Árabes Unidos em oferecer vistos de chegada aos turistas vindos da China e da Rússia se provou inteligente, pois o efeito no número de turistas foi quase instantâneo. Esse tipo de acordo permite a obtenção do visto no desembarque no país.
Os chineses foram beneficiados com os vistos de chegada a partir de novembro do ano passado. Em janeiro, foi a vez dos Emirados Árabes tomarem a mesma decisão com os russos.
Na semana passada, um acordo assinado entre o Brasil e os Emirados Árabes acaba com a exigência de vistos para entrada de turistas de um país no outro. Isso deverá ampliar o fluxo de brasileiros no país árabe e vice-versa, mas só após as aprovações internas em cada um dos países.
Almarri disse ainda que, embora o desempenho do bimestre seja digno de aplausos, o cenário global traz diversos desafios macroeconômicos e geopolíticos. “De toda forma, nós continuamos confiantes no apelo de Dubai como um destino de viagem de primeiro nível e seguimos trabalhando com nossa meta de receber mais de 20 milhões de visitantes por ano a partir de 2020”, concluiu o diretor geral.


