São Paulo – O crescimento do carnaval superou as expectativas da São Paulo Turismo (SPTuris). O aumento no número de turistas no Sambódromo do Anhembi foi de 167%, para 20% do público, e no carnaval de rua houve crescimento de 203%, para 10% dos foliões. A estimativa de aumento inicial girava em torno de 30%.
O levantamento foi feito pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris. No Sambódromo foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas nos dias 24 e 25 de fevereiro. Nas ruas da cidade, as entrevistas foram feitas com mais de 900 pessoas, mas o levantamento segue até o dia 5 de março, quando terminam os desfiles de blocos.
Os turistas estrangeiros representaram cerca de 1% do público, o mesmo patamar de 2016.
Os turistas também deixaram mais dinheiro na cidade. Com permanência de três dias, o gasto médio em 2016 foi R$ 617. Em 2017, o turista gastou R$ 957 em três dias. O aumento foi de 55,1%.

