São Paulo – As receitas geradas pelo turismo na Tunísia somaram 2 bilhões de dinares tunisianos (US$ 860 milhões) de janeiro a outubro deste ano, uma queda de 7,1% em relação aos primeiros dez meses de 2015, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo do país. As informações são da agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP).
Segundo a TAP, isso ocorreu apesar do aumento do fluxo de visitantes e do crescimento do número de noites passadas por turistas na Tunísia. Entraram no país 4.810.760 estrangeiros de janeiro a outubro, um avanço de 3,4% sobre o mesmo período do ano passado.
Já o número de estadias chegou a 16.422.968, um acréscimo de 10% na mesma comparação.
O turismo é uma das atividades mais importantes para a economia tunisiana, mas vem apresentando resultados negativos desde 2011, quando um levante popular pôs fim ao regime do então presidente Zine Abdine Ben Ali, durante a chamada Primavera Árabe.
A situação se agravou mais ainda a partir do ano passado, quando ocorreram atentados terroristas no Museu do Bardo, em Túnis, e no balneário de Sousse, resultando em dezenas de mortes, principalmente de turistas.
De acordo com a TAP, o ministério do Turismo informou que será colocado em prática um plano de reestruturação do setor com iniciativas de formação profissional, controle de qualidade e diversificação de produtos turísticos.


